Código
AM26B

Unidade Curricular
Maquetismo (Opt6)

Área Científica
DSG

Periodicidade
Semestral

Semestre
4º semestre

Horas Totais
84

Horas de Contato
36

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
3


Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver competências críticas e técnicas de construção de maquetes, modelos e de protótipos que deem suporte à conceptualização, maturação, desenvolvimento e apresentação das ideias;
Aprofundamento de conhecimento sobre os materiais existentes;
Desenvolvimento de conhecimento sobre as tecnologias e técnicas disponíveis, bem como criação de competências sobre a sua utilização;
Ampliação de conhecimento sobre as ferramentas disponíveis e criação de competências sobre a sua manipulação;
Aprofundamento da relação conceptual, mental e material, seu relacionamento espacial e geométrico;
Desenvolver a compreensão e utilização de vocabulário e conceitos relacionados com os materiais, ferramentas e técnicas disponíveis, contribuindo, também, para a futura interação com outros técnicos especializados.

Conteúdos Programáticos
Importância da utilização e construção de maquetes ou modelos;
Tipos de maquetes: Simulações, mock-ups, modelos de conceito, modelos de volumes, modelos à escala, modelos de validação/teste, modelos de apresentação, modelos funcionais;
Relação entre as diversas fases de desenvolvimento de um projeto e a aplicação/escolha de cada tipologia de maquete,
Diferentes materiais disponíveis, suas características e possíveis aplicações;
Diferentes ferramentas disponíveis, suas características e possíveis utilizações;
Diferentes máquinas-ferramentas, suas características e possíveis utilizações;
Técnicas de preparação, planeamento, conformação, corte e desbaste, união e acabamento. Prós e contras de cada técnica;
Tipologias de prototipagem rápida: Processos por corte, por subtração e por adição. Procedimentos para prototipagem rápida.

Metodologia de Ensino
Esta é uma unidade curricular optativa de 4º semestre, momento em que os estudantes já detêm alguma autonomia. Nesse sentido, a metodologia de ensino permite uma maior experimentação prática pelo estudante, em comparação com a dimensão teórica.
A componente de ensino é realizada através de sessões de exposição de informação pelo docente com suporte a apresentações multimédia com informação teórica, casos de estudo e bibliografia de suporte.
A componente de aprendizagem é realizada através de exercícios de manipulação e construção de maquetes, quer com processos tradicionais quer com processos de prototipagem rápida, de forma a integrar os conteúdos planeados para a unidade curricular e a prosseguir o alcance dos objetivos de aprendizagem.

Método de Avaliação
A avaliação é contínua, individual e assenta nos trabalhos práticos e na participação dos estudantes.

Bibliografia
Ashby, M. & Johnson, K. (2004). Materials and Design – The art and science of material selection in product design. Oxford: Elsevier Butterworth-Heinemann.
Canal, M. F., ed. (2005). Desenho para designers industriais. Lisboa: Estampa.
Consalez, L. (2001). Maquetes – A representação do espaço no projecto arquitectónico. Barcelona: GG.
Knoll, W.; Hechinger M. (2003). Maquetas Arquitectônicas, S. Paulo: Ed. Martins Fontes.
Landi, S. A. (2002). Compêndio Técnico de Maqueteria. Poços das Caldas: Ed. Fonte da Vida.
Thompson, R. (2011) Prototyping and Low-Volume Production (The Manufacturing Guides). London: Thames and Hudson.
Werner, M. (2001). Model Making. New York: Princeton Architectural Press.