Código
AM25

Unidade Curricular
Colorimetria e Tipografia

Área Científica
AVM

Periodicidade
Semestral

Semestre
4º semestre

Horas Totais
84

Horas de Contato
36

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
3


Objetivos de Aprendizagem
Conhecer a evolução e a visão da cor;
Saber relacionar a interação da cor, nas sua transparências, volume, sombras, harmonias complementares e contrastes de luminosidade, saturação, matiz, temperatura e proporções;
Conhecer a psicologia e simbologia das cores, efeitos e reações da psicofisiológica e fisiológica da cor;
Dominar a colorimetria e aplicação da cor, através dos vários sistemas de cores, ritmos, equilíbrios, proporções e escala;
Explorar as formas da letra ao longo do tempo;
Compreender as formas Romanas, através da anatomia da letra e as suas medidas tipográficas;
Dominar o esqueleto do corpo da tipografia, percebendo o quanto a grossura do traço pode afetar a sua leitura;
Saber a importância da caligrafia e a percepção das suas formas;
Dominar a modulação e o contraste que varia nas épocas e nos estilos;
Dominar a tipografia nos vários suportes, bitmap e fontes vetoriais.

Conteúdos Programáticos
Origem da cor, desde a antiguidade, passando pelo Newton e terminado na atualidade;
Visão da cor, mecanismos da visão, do olho e do cérebro;
Cores complementares, cor da luz, cor dos objetos, caraterísticas da cor, síntese aditiva, subtrativa e partitiva, imagem;
Efeitos espaciais das cores, modos de aparência das cores, contrastes e harmonias;
Psicologia, simbologia e associação da cor;
Sistema de ordenamento e aplicação de cor;
Tipometria básica, anatomia das maiúsculas, tamanhos e medias tipográficas;
Diferentes articulações de peso, variando proporções;
Serifas, terminais e formas ornamentais;
Análise em pormenor, percebendo as semelhanças e diferenças de cada tipografia;
Preparando o desenho vectorial, a sequência do seu desenho e a relação e graus de parentesco.

Metodologia de Ensino
A unidade curricular insere-se no 4º semestre, com uma dinâmica teórico-prática recorrendo ao ensino direto onde é fomentada a participação individual ou em grupo e a realização de exercícios concretos sobre conteúdos discutidos. Privilegia-se uma metodologia de trabalho ativa, baseada no desenvolvimento de exercícios.
A aprendizagem da componente teórica, baseia-se na apresentação de comunicação das bases teóricas da matéria de representação, com recurso à apresentação das suas componentes técnicas.
Em compensação a aprendizagem prática, fundamenta-se no desenvolvimento de exercícios de complexidade progressiva, com orientação técnica por parte do docente, onde deverão ser aplicados os conhecimentos transmitidos aos estudantes e verificada a evolução e o empenho destes na sua resolução.

Método de Avaliação
A avaliação é contínua e individual, combinando com trabalhos teóricos e práticos e com momentos de avaliação crítica, no culminar do desenvolvimento dos vários exercícios propostos.

Bibliografia
Kobayashi, S. (1998). Colorist: a practical handbook for personal and professional use. Tokio: Kodansha.
Krause, J. (2002). Color índex: over 1100 color combinations, CMYK and RGB formulas for print and web media. Cincinnati, Ohio: How design books.
Soares, O. (199-?). Colorimetria aplicada e industrial: a importância da cor, na garantia de qualidade… no design e nas artes plásticas. (S.l.): CETO – Centro de Ciências e Tecnologias Opticas.
Wong, W. (2007). Princípios del diseño en color. Barcelona: Gustavo Gili.
Baines, P. & Haslam, A. (2002). Tipografia : función, forma y diseño. Barcelona : Gustavo Gili.
Montesinos, J. & Hurtuna, M. (2007). Manual de tipografia: del plomo a la era digital. València: Campgràfic.
Fawcett-Tang, R. (2007). Diseños tipográficos. Barcelona: Index book.