Código
AM24

Unidade Curricular
Design de Interface

Área Científica
CII

Periodicidade
Semestral

Semestre
4º semestre

Horas Totais
56

Horas de Contato
32

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
2


Objetivos de Aprendizagem
Conhecer os princípios subjacentes a uma experiência de interação – UX;
Conhecer os princípios de design de interfaces – UI;
Compreender o processo de trabalho inerente ao desenvolvimento de um design de interface;
Desenvolver competências na área do design centrado no utilizador e na usabilidade como meios para a identificação de melhores soluções de interação;
Desenvolver competências na pesquisa, ideação, conceção, maquetização e implementação de interfaces para aplicações digitais;
Conhecer o panorama das ferramentas digitais disponíveis para a criação de interfaces;
Desenvolver a compreensão e utilização de vocabulário adequado à área de conhecimento.

Conteúdos Programáticos
Breve história do design de interação e do design de interface; Evolução;
Definição de interação e interface. Ux Design e Ui Design;
Princípios gerais de interação: affordances, linguagem e metáforas;
Princípios gerais para usabilidade: Modelos conceptuais, Visibilidade; Mapeamento, feedback;
Princípios base do design de interface: Integridade estética, consistência, manipulação direta, feedback, metáforas, controlo pelo utilizador, minimizar memorização, planear para o erro;
Processo de Design Centrado no Utilizador;
Design para aplicações móveis: estrutura de uma App, navegação, conteúdos, controlos e gestos.
Conceptualização e maquetização de uma App em softwares da suite Adobe: Photoshop, Illustrator, Fireworks e Dreamweaver.
Teste e verificação.
Estudo de casos; Análise dos IOS e Android Developers; Introdução a interfaces de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR).

Metodologia de Ensino
A metodologia de ensino promove um equilíbrio entre o ensino pelo docente de elementos teóricos e técnicos e a experimentação e execução prática pelo estudante.
A componente de ensino é realizada através de sessões de exposição de informação pelo docente com suporte a apresentações multimédia com conteúdos teóricos, visionamento e análise de casos de estudo em plataformas móveis e explicação de algumas técnicas através de softwares de referência.
A componente de aprendizagem é realizada através do desenvolvimento de exercícios práticos de criação de interfaces para plataformas móveis, de forma a integrar os conteúdos planeados para a unidade curricular e a prosseguir o alcance dos objetivos de aprendizagem.

Método de Avaliação
A avaliação é contínua, individual e assenta na qualidade e no alcance dos objetivos definidos para cada um dos trabalhos práticos e na participação dos estudantes.

Bibliografia
Krause, J. (2002). Color index: over 1100 color combinations, CMYK and RGB formulas for print and web media. Ohio: How design books.
Lal, R. (2013). Digital Design Essentials: 100 Ways to Design Better Desktop, Web, and Mobile Interfaces. Beverly, M.A.: Rockport Publishers.
Lewandowsky, P. & Zeischegg, F. (2003). A practical guide to digital design. Switzerland: AVA Publishing.
Norman, D. (2013). The Design of Everyday Things. New York: Basic Books.
Pannafino, J. (2012). Interdisciplinary Interaction Design. New York: Assiduous Publishing.
Preece, J. et. al., (2011), Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. John Whiley & Sons.
Götz, V. (2002). Retículas para internet y otros soportes digitales. Barcelona: Index Book.
Parisi, T. (2015). Learning Virtual Reality: Developing Immersive Experiences and Applications for Desktop, Web, and Mobile. New York: O’Reilly Media.