Código
AM22

Unidade Curricular
Sensores e Programação Geral

Área Científica
INF

Periodicidade
Semestral

Semestre
4º semestre

Horas Totais
84

Horas de Contato
36

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
3


Objetivos de Aprendizagem
Conhecer os princípios fundamentais da eletrónica;
Conseguir identificar, distinguir e classificar os principais tipos de sensores e atuadores, suas características, interfaces e potenciais domínios aplicacionais;
Desenvolver competências sobre os princípios, conceitos e técnicas fundamentais de utilização de sensores e atuadores;
Proporcionar um conhecimento básico de programação que permita a modificação de alguns programas de controlo existentes;
Desenvolver aptidões que possibilitem a programação e configuração de pequenos sistemas modulares do tipo arduino ou equivalente, passíveis de serem utilizados em aplicações artísticas.

Conteúdos Programáticos
Conceitos básicos de eletrónica, ferramentas e componentes;
Análise introdutória dos diversos sensores, suas características, interfaces e aplicações: sensores de força, binário e peso; piezoeléctricos, piezoresistivos e piroeléctricos; tácteis e pele artificial; de proximidade e de distância; óticos e visão artificial; olfato artificial; Sensores especiais: identificação por radiofrequência e sensores sem fios, sensores inteligentes;
Análise de micro-controladores e atuadores. Suas caraterísticas e aplicações. Estudo de casos;
Introdução ao Hardware Arduino;
Introdução geral à programação;
Análise de diferentes linguagens de programação. Foco na programação Arduino;
Desenvolvimento de projetos eletrónicos de pequena dimensão.

Metodologia de Ensino
A metodologia de ensino promove a relação entre o ensino pelo docente de elementos teóricos e técnicos e o desenvolvimento de exercícios práticos onde será privilegiada a experimentação e exploração com os materiais fornecidos.
A componente de ensino é realizada através de sessões de exposição de informação pelo docente com suporte a apresentações multimédia com conteúdos teóricos e a demonstração de exemplos de hardware e programação.
A componente de aprendizagem é realizada através do desenvolvimento de exercícios práticos de criação de pequenos projetos eletrónicos, de forma a integrar os conteúdos planeados para a unidade curricular e a prosseguir o alcance dos objetivos de aprendizagem.

Método de Avaliação
A avaliação é contínua, individual e assenta na qualidade e no alcance dos objetivos definidos para cada um dos trabalhos práticos e na participação dos estudantes.

Bibliografia
Lowe, D. (2012). Electronics All-in-One For Dummies. New York: Wiley & Sons, Inc.
Soloman, S. (2010). Sensors Handbook. New York: McGraw Hill.
Banzi, M. (2009). Getting Started with Arduino. Sebastopol: O’Reilly, Make Books.
McRoberts, M. (2009) Arduino Starters Kit Manual – A Complete Beginners guide to the Arduino, Earthshine Design (Open Source, Recuperado de http://math.hws.edu/vaughn/cpsc/226/docs/askmanual.pdf).
Evans, E. (2011). Beginning Arduino Programing, Writing Code for the most Popular Microcontroller Board in the World. New York: Technology in Action.