Código
AM21

Unidade Curricular
Oficina de Artes Plásticas

Área Científica
BLA

Periodicidade
Semestral

Semestre
4º semestre

Horas Totais
224

Horas de Contato
92

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
8


Objetivos de Aprendizagem
Criar no estudante o domínio das técnicas de pintura e escultura, com recurso a meios tradicionais e outros de perfil inovador e mais experimental;
Identificar obras de autores publicados, gerar na prática conceitos estéticos de obras de arte e desenvolver a prática de manuseamento de meios, materiais e suportes.
Dotar o estudante de vocabulário técnico inerente aos temas relacionados com a pintura e escultura.

Conteúdos Programáticos
Estudo da cor, utilizando tintas aquosas; tinta acrílica e tinta aquosa para vidro.
Criação de objetos tridimensionais de escala reduzida, utilizando o corte, recorte e colagem de madeiras simples, materiais reutilizáveis e outros;
Interpretação de obras de autor com recurso a técnicas e meios da pintura e escultura (tinta acrílica sobre papel, platex, tela, corte e recorte de madeiras simples).

Metodologia de Ensino
Aulas teórico-práticas em contexto oficinal, suportadas por sessões expositivas e conteúdos bibliográficos, que servem de base para o desenvolvimento dos trabalhos práticos. Estes exercícios servem de pretexto para utilização e prática das várias técnicas de pintura em suportes diversificados, tais como papel de embrulho, papel de aguarela, cartão prensado, cartolina, vidro, madeira.

Método de Avaliação
Avaliação contínua, individual, com base na qualidade e criatividade de soluções. A avaliação reflete não só a qualidade técnica final dos trabalhos apresentados em dossier A4, assim como o empenho e assiduidade do aluno. Esta avaliação é complementada com uma apresentação crítica individual do trabalho e coletiva aos trabalhos realizados durante e após as fases de desenvolvimento.

Bibliografia
Dondis, D.A. (1973). La sintaxis de la imagen: introdución al alfabeto visual. Gustavo Gil, Barcelona.
Kabakov, I. (1995). On the “Total” Installation. Ostfildern: Cantz.
Mackenzie, G. (2010). The Complete Watercolorist’s Essential Notebook: A treasury of watercolor secrets discovered through decades of painting and experimentation. Londres: North Light Books.
Lieser, W. (2009). Arte Digital. Königswinter, Alemanha: h. f. Ullmann
Lucie-Smith, E. (2003). Art today. New York, London: Phaidon
Padgett, R. (2013). Acrylic Techniques in Mixed Media: Layer, Scribble, Stencil, Stamp. Nova Iorque: North Light Books.
Salaski, C. (2014). Oil Painting with the Masters: Essential Techniques from Today’s Top Artists. Londres: Watson-Guptil.