Código
AM17

Unidade Curricular
Tratamento de Imagem e Digitalização

Área Científica
BLA

Periodicidade
Semestral

Semestre
3º semestre

Horas Totais
84

Horas de Contato
36

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
3


Objetivos de Aprendizagem
Compreender os conceitos básicos da imagem e os seus conteúdos;
Perceber a complexidade técnica e as características de cada imagem;
Conhecer a linguagem de composição visual e fotográfica e as componentes que constroem a importância da imagem;
Dominar as técnicas, ferramentas e vocabulário existente no suporte fotográfico;
Desenvolver métodos de linguagem, através de processamento de imagem;
Fotografar ambientes, aperfeiçoando a composição da imagem e desenvolvendo o potencial de criação de uma narrativa;
Desenvolver a capacidade de trabalhar em estúdio, modelando a iluminação e todos os seus recursos;
Desenvolver a criatividade e a acuidade visual através do tratamento das imagens;
Desenvolver competências técnicas para o tratamento de imagens, utilizando os softwares referência no mercado.

Conteúdos Programáticos
Compreender a interpretação e análise de imagens;
Dados gerais e parâmetros técnicos, da observação contextual das imagens;
Apreender elementos morfológico de imagens;
Formatação do sistema compositivo da imagem;
Desempenho no espaço de representação, no campo visual da imagem e no seu ambiente;

O tempo de representação na suas dimensões. Duração, tempo simbólico, tempo subjetivo e narrativa;
Introdução à fotografia, conceitos básicos de uma câmara fotográfica;
Diferentes tipos de formatos digitais. Transferência entre suportes e plataformas;
Distintos registos fotográficos, como a velocidade no obturador, abertura no diafragma, profundidade de campo, pormenores e representação em estúdio;
Tratamento de imagens com suporte nos softwares Adobe Photoshop e Lightroom.

Metodologia de Ensino
A unidade curricular insere-se no 3º semestre, com uma dinâmica teórico-prática recorrendo ao ensino direto onde é fomentada a participação individual e em grupo e a realização de exercícios concretos sobre os conteúdos discutidos. Privilegia-se uma metodologia de trabalho ativa, baseada no desenvolvimento de exercícios.
A aprendizagem da componente teórica, baseia-se na apresentação de comunicação dos conceitos teóricos das ferramentas de representação, com recurso à apresentação das convenções técnicas e de uma componente formativa de base tutorial, com aplicação em exemplos concretos.
A aprendizagem do ensino prático fundamenta-se no desenvolvimento de exercícios de complexidade progressiva, com orientação técnica por parte do docente, onde deverão ser aplicados os conhecimentos transmitidos aos estudantes e verificada a evolução e o empenho destes na sua resolução.

Método de Avaliação
A avaliação é contínua e individual, com base no processo de desenvolvimento dos vários exercícios propostos.

Bibliografia
ADOBE Inc. (2015). Adobe Photoshop CC Help. (Recuperado de https://helpx.adobe.com/pdf/photoshop_reference.pdf).
ADOBE Inc. (2015). Adobe Lightroom CC Help. (Recuperado de https://helpx.adobe.com/pdf/lightroom_reference.pdf).
Emanuel, W. (197-?). Guia prático de fotografia. Lisboa: Presença.
Morais, M. (S.d.). 1001 imagens da IX Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira 1997. (S.l.): Projecto-Núcleo de Desenvolvimento Cultural.
Langford, M. (1996). Fotografia básica. Lisboa: Dinalivro.
Smith, E. (1976). Fotografia : Técnicas e Truques. Lisboa: Presença.
(S.a.) (1983). Foto: guia prático de fotografia. Rio de Janeiro: Salvat.