Código
AM14

Unidade Curricular
Desenho III

Área Científica
AVM

Periodicidade
Semestral

Semestre
3º semestre

Horas Totais
224

Horas de Contato
90

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
8


Objetivos de Aprendizagem
Recuperar e desenvolver algumas práticas abordadas e experimentadas nas UC Desenho I e II, revisitando-as através do desenho, numa perspetiva da produção artística contemporânea;
Adquirir um método para a atividade projetual e de investigação em áreas performativas e instalações artísticas no âmbito do desenho;
Desenvolver competências de investigação, situando a importância do desenho no panorama artístico contemporâneo.

Conteúdos Programáticos
O desenho como prática instrumental: processo e projeto; (ii) funções e tarefas;

Desenvolvimento do equilíbrio, forma, ritmo, composição, ponto chave e densidade do desenho como projeto; análise critica e avaliação dos resultados obtidos;
Faseamento entre a formalização, conceção e ilustração; Identificação do processo individual de desenhar;
A complexidade para além do binómio ordem-desordem e a imaginação indisciplinada no desenho.

Metodologia de Ensino
São transmitidas conceções teóricas vinculadas ao desenho, abordando ações dinâmicas; a adequação de exploração dos meios, suportes e instrumentos; planificação e instrumentalização de recursos no ensejo de projetos autorais.

Método de Avaliação
Avaliação contínua:
Exercício de pesquisa e apresentação (20%).
Trabalho realizado em aula, acompanhado de trabalho escrito refletindo as diferentes fases do processo e fundamentando opções tomadas durante o seu desenvolvimento, e análise crítica ao trabalho desenvolvido (30%).
Qualidade do material de apoio à produção do trabalho (30%);
Apresentação do trabalho aos colegas e ao docente de modo a desenvolver agilidade e hábitos de argumentação, critica e reflexão (10%);
Empenho/atitude/participação/pontualidade/organização/desenvolvimento do
trabalho/criatividade (10%).

Bibliografia
GOMEZ Molina, J. (1999). Estrategias del dibujo en el arte contemporáneo. Madrid: Cátedra.
HALE, R. (1989). Drawing lessons from the great masters. NewYork: Watson-Guptill.
MASSIRONI, M. (2000). Drawing lessons from the great masters. Lisboa: Edições 70.
PARRAMON, J. (1983). Cómo dibujar la figura humana (14ª ed.). Barcelona: Parramón.
PARRAMON, J. (2008). Fundamentos do desenho artístico. Brasil: Martins Fontes.
VAZ, S. (2003). 4 modos de desenho para uma percepção desenvolvida: o desenho do natural como método pedagógico. PSIAX, 2, 35-43.