Código
AM11

Unidade Curricular
Novos Média – Técnicas e Estética

Área Científica
BLA

Periodicidade
Semestral

Semestre
2º semestre

Horas Totais
84

Horas de Contato
36

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
3


Objetivos de Aprendizagem
Identificar os princípios subjacentes da estética dos novos media na construção do imaginário;
Compreender os novos media através da cultura digital e dos novos paradigmas da sociedade da informação;
Relacionar os conceitos de arte e multimédia e identificar diferentes objetos e práticas resultantes;
Identificar diferentes media criadores de narrativas e de ambientes artísticos/multimédia;
Conhecer as novas técnicas e ferramentas, para adquirir competências básicas de criação, edição, apresentação e disseminação de objetos artísticos.

Conteúdos Programáticos
Teorias e evolução dos media;
Técnicas e estéticas dos novos média na arte;
Arte, estética digital e tecnologias multimédia;
Indústria dos novos media;
Diferenças entre os media tradicionais e os novos media;
Plataformas digitais, novas práticas e novos paradigmas;
Arte e multimédia, estudos de caso e interpretação de objetos;
Plataformas digitais de criação, edição e disseminação audio e visual.

Metodologia de Ensino
Esta é uma UC teórico-prática com uma grande carga teórica, que promove a articulação de conceitos com a interpretação de casos práticos e com a sua própria execução.
Assim, a metodologia assenta no ensino pelo docente através de sessões de exposição de informação com suporte a apresentações multimédia, promovendo a participação ativa dos alunos na interpretação e discussão de conteúdos.
A componente de aprendizagem é realizada através do desenvolvimento de exercícios de reflexão e pesquisa de informação (exploração de casos práticos e de plataformas digitais) e de exercícios de materialização dos conceitos e técnicas.

Método de Avaliação
A avaliação é contínua, individual e em grupo, assente na demonstração da assimilação de conteúdos e na sua transposição para interpretações e resultados práticos.

Bibliografia
Bayer, R. (1995). História da estética. Lisboa : Edições Estampa.
Carchia, G. & D’angelo, P. (dir.) (2009). Dicionário de estética. Lisboa: Edições 70
Giannetti, G. (2006). Estética Digital. Sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: C/Arte.
Gil J. (2005). Sem-Título: escritos sobre arte e artistas (2ª ed.) Lisboa : Relógio D’água.
Kittler, F. (2011). Técnicas Artística. in Cruz, Maria Teresa (Org.), Novos Media. Novas Práticas. Lisboa: Nova Vega.
Manovich. L. (2001). The language of new media. Massachussets: MIT Press.
Rush, M. (1999) New Media in Late 20th-Century Art. London: Thames & Hudson.Levy, P. (1993). As tecnologias da inteligência: Ed 34 (recuperado de http://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2015/03/LEVY-Pierre-1998-Tecnologias-da-Inteligência.pdf)
Santos, A. (ed. lit.) (1993). Arte e tecnologia. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian.