Código
AM08

Unidade Curricular
Desenho II

Área Científica
AVM

Periodicidade
Semestral

Semestre
2º semestre

Horas Totais
224

Horas de Contato
90

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
8


Objetivos de Aprendizagem
Reconhecer códigos de desenho e ensaiar a representação de realidades e contextos a partir de matrizes gráficas complementares de crescente complexidade;
Explorar materialidades, luminosidades, superfícies e estruturas, ora de forma autónoma, ou conjuntamente, perspetivando a consolidação de quadro de referências físicas, ambientais e espaciais que possam convergir no exercício do desenho de forma integrada;
Saber ver sólidos geométricos/ objetos, registando composições simples e complexas, em que se explore a correlação entre figura-fundo, figura-figura, fundo-fundo, centralidade / axialidade e contentor/contido;
Desenvolver a expressão do desenho de figura humana e de conjuntos de indivíduos, entendendo o posicionamento relativo entre figuras e respetiva representação perspética, a partir de regras da perceção visual. Conjugar nos desenhos geométricos/ objetos com figura humana e respetiva correlação espacial.

Conteúdos Programáticos
Fortalecendo a aprendizagem (i) do desenho linear, de mancha, do negativo; (ii) claro/escuro, o cheio/vazio, o dentro/fora, a massa/estrutura;
Os sólidos platónicos, prismas e pirâmides, outros volumes geométricos;
Elementos orgânicos, vegetais, compostos e de outra natureza;
O panejamento, o torso, a torção e a revolução das formas;
Processos de transformação da forma: rotação, translação, rebatimento;
A figura humana, individual e coletiva, autónoma e no espaço;
O movimento corpóreo;
Sequências rítmicas e locomoção humana;
Composições de sólidos e objetos com figura humana;
O espaço contentor da atividade humana e sua relação com os objectos.

Metodologia de Ensino
A aprendizagem organiza-se de modo a promover a proximidade entre o docente e os estudantes (acompanhamento dos respetivos percursos formativos). As metodologias assentam na experimentação instrumental de técnicas de desenho, ensaiando procedimentos de registo e conceptualização gráfica. Complementarmente realizam-se sessões teóricas, em que através de comunicações do docente se adquirem conhecimentos para fundamentação dos processos de desenho. Os estudantes desenvolvem uma perspetiva crítica sobre o seu trabalho, com apresentações individuais, analisando e comentando desenhos selecionados. Os métodos partem do geral para o particular, do intuitivo para o racional, do exploratório para o estruturado, com níveis de gradação crescente.

Método de Avaliação
A avaliação é contínua, aferindo-se, envolvimento/compromisso/progressão da aprendizagem registando-se níveis de aquisição de conhecimentos. Avaliação em 3 momentos com entrega pelos discentes, de uma síntese dos exercícios práticos elaborados.

Bibliografia
Daniels, A. (1982). Como pintar & desenhar paisagens. São Paulo: Círculo do Livro.
Galhano, F. (1985). Como pintar & desenhar paisagens. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica.
Hughes, A. (2008). Interior design drawing. Ramsbury : Crowood.
Marshall, S. (1982) Como pintar & desenhar pessoas. São Paulo: Círculo do livro.
Massironi, M. (1996). Ver pelo Desenho. Lisboa: Edições 70.
Nicolaides, K. (1969). The natural way to draw: a working plan for art study. Boston: Houghton Mifflin.
Parramón, J. (1983) Cómo dibujar la figura humana. Barcelona: Parramón Ediciones.