Código
AM06A

Unidade Curricular
Imagens e Sist. de Representação (Opt1)

Área Científica
BLA

Periodicidade
Semestral

Semestre
1º semestre

Horas Totais
84

Horas de Contato
36

Tipologia
Teórica

ECTS
3


Objetivos de Aprendizagem
Compreender o que é representação, seus sistemas/modelos, em diferentes paradigmas históricos e áreas do saber;
Interpretar sistemas/modelos de representação, signos e simbologia.
Conhecer materiais e possíveis tipos e técnicas de processamento, tecnologias e modos de fazer.
Conhecer modos de pesquisa para a seleção de informação diversa pertinente e materiais adequados aos projetos.
Dominar a aplicação de signos e símbolos em trabalhos artísticos, a conceção de maquetas e modelos em diferentes tipos de materiais, suportes e processos.

Conteúdos Programáticos
Tipos de representação/representação de tipos.
Sistemas/modelos, signos/símbolos/metáforas/alegorias. Outros facilitadores da interpretação comum.
Linguagens e representação: artes plásticas/música/performance/escrita/literatura, outras.
Análise de signos, símbolos em obras (culturas ocidentais/não ocidentais e reveladoras da cultura-mundo): símbolos/signos abstractos/físicos/outros que evidenciam estruturas conceptuais complexas.
Comunicação em ambiente virtual: evolução, tendências da informação online áudio-scripto-visual.
Análise de ferramentas/tecnologias analógicas e digitais cuja utilização é pensada na visão e execução da ideia em (i) arte ao longo dos tempos (ii) artes visuais contemporâneas e na sua semântica (iii) propostas criativas apurando-se soluções/melhorias a partir do conhecimento adquirido.
Pesquisa, organização criativa de sistemas de signos, esquemas organizacionais com exercícios (e.g. fotomontagem), modos de fazer/técnicas/tecnologias/processos.

Metodologia de Ensino
Aulas que assentam na transmissão de conhecimentos teóricos, através da análise e leitura de textos, visionamento de imagens, obras reais, documentários e outros exemplos com recurso a meios de projeção na sala de aula e através de visitas de estudo. Sendo as aulas de índole teórico-prática, a teoria transmitida tem uma consequência aplicativa, prática. Essa componente conta com o acompanhamento direto do docente. Conceitos/tecnologias/ferramentas/técnicas/soluções práticas exploradas, veem a consolidação do conhecimento sob essa forma aplicativa. As aulas exploram o conhecimento teórico (dos sistemas/modelos de representação), assim como técnicas, ferramentas (para a ideia e representação real), relevando-se a capacidade de uma análise autocrítica por parte dos estudantes a partir dos resultados alcançados.

Método de Avaliação
A avaliação é contínua e sobre a quantidade e qualidade da investigação, participação, assiduidade.
Relatórios solicitados e exercícios (90%).
Participação e desempenho (10%).

Bibliografia
Benoist, L. (1999). Signos, símbolos e mitos. Lisboa: Edições 70.
Frischer, B. (2009). Art and Science in the Age of Digital Reproduction: From Mimetic Representation to Interactive Virtual Reality. In VAR – Virtual Archaeology Review. Volumen 2 Número 4, May 2011, pp. 19-32. (Recuperado em: http://www.varjournal.es/doc/varj02_004_06.pdf)
Hall, J. (1995). Dictionary of subjects and symbols in art. [S.l.]: Westview Press.
Lipovetsky, G., Serroy, J. (2010). A Cultura–Mundo. Resposta a uma sociedade desorientada. Lisboa: Edições 70.
Marcel, D. (2004). Messages, signs, and meanings: a basic textbook in semiotics and communication theory (3rd Ed.). [S.l.]: Canadian Scholars’ Press.