Código
AM05

Unidade Curricular
Psicologia Cognitiva

Área Científica
PSC

Periodicidade
Semestral

Semestre
1º semestre

Horas Totais
84

Horas de Contato
36

Tipologia
Teórica

ECTS
3


Objetivos de Aprendizagem
Proporcionar aos alunos uma visão geral sobre a cognição e os processos constitutivos das visões do/sobre o mundo;
Analisar a interação das questões da memória, da linguagem/linguagem visual, da receção e interpretação nos processos cognitivos;
Avaliar as implicações destes fenómenos na teoria e na prática das artes plásticas e multimédia.

Conteúdos Programáticos
A cognição; modelo de processamento da informação e os domínios da psicologia cognitiva moderna.
Percepção visual; sensações, funções e registos sensoriais; reconhecimento de padrões, profundidade e movimento; forma e fundo, partes e o todo (Teoria geral de sistemas e Gestalt).
A imagem mental; o problema da imagem mental e visual, mapas cognitivos.
A Informação; recepção e processamento/interpretação.
A Atenção; abordagem à atenção concentrada e atenção dividida.
A memória; características dos registos de memória, memória de longo prazo e de curto prazo, representação do conhecimento.
Pensamento, discurso, prática artística.
As emoções e os sentimentos.
A natureza da criatividade.

Metodologia de Ensino
Na UC Psicologia Cognitiva, as aulas (de natureza teórico-prática) envolvem substancialmente a transmissão de informação oral apoiadas por apresentações audiovisuais, abrindo espaço, sempre que possível, para o debate sobre as questões apresentadas. As aulas envolvem os discentes em processo de experimentação na área da psicologia cognitiva, realizando algumas discussões de oposição e contestação clássicas da psicologia cognitiva – através de um processo de investigação, formulando problemas e levantando hipóteses através da identificação de variáveis, sua confrontação e anotação conclusiva.

Método de Avaliação
Avaliação contínua: assente em vários trabalhos de investigação com base nos vários temas sumariados e explorando a capacidade de síntese e a pertinência e clareza das afirmações, o domínio e a qualidade da expressão escrita e a honestidade académica.

Bibliografia
Arnheim, R. (1980). Arte & percepção visual: uma psicologia da visão criadora. Austrália: Thomson.
Bono, E. (2005). Os seis chapéus do pensamento. Pergaminho. Lisboa. 2005.
Crow, D. (2006). Left to Right – the cultural shift from words to pictures. Lausanne: AVA Publishing.
Innerarity, D. (2009). A sociedade invisível. Lisboa: Teorema.
Pink, D. H. (2010). A nova inteligência: Treinar o lado direito do cérebro é o novo caminho para o sucesso. Alfragide: Academia do Livro.
Ferreira, A. e Caldeira, P. Z: (2007). Psicologia Cognitiva: Um laboratório Simples. Lisboa: Climepsi Editores.