ÁREA CIENTÍFICA TEC
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 5º semestre
HORAS TOTAIS 112
HORAS DE CONTACTO 60
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 4


Resumo
Desenvolvimento de noções e princípios orientadores para a edificação ajustada a problemáticas ecológicas, aprofundando estratégias para a consubstanciação de uma abordagem sistémica no que se refere à coexistência adequada e sustentável entre a edificação e respetivo suporte físico e seus recursos. Consolidação da análise a sistemas conceptuais e construtivos de matriz ecológica, verificando e interpretando estudos de caso, projetos e obras de referência enquanto contributo para o desenvolvimento sustentável.

Objetivos de Aprendizagem
Facultar ao estudante, o conhecimento dos fatores determinantes para um projeto ser considerado ecológico e sustentável. Conceber a arquitetura em função do meio físico com o fim de se conseguir uma melhor gestão dos recursos e das potencialidades dos lugares. Facultar ao estudante a capacidade de gerir as características micro e macroclimáticas de uma determinada implantação, considerando a eficiência energética da construção. Atender às características e aos mecanismos necessários a implementar num edifício ou na sua envolvente, para uma maior eficiência energética. Desenvolver competências para a aplicação dos conhecimentos adquiridos em projetos mais integrados e em equilíbrio com o meio ambiente. Sensibilizar o estudante para o impacto dos diferentes componentes arquitetónicos, urbanísticos e paisagísticos, no ambiente.

Conteúdos Programáticos
Bloco I: ecologia e sustentabilidade; conceitos; construção ecológica; construção sustentável; o imperativo de desenho ecológico; determinantes constantes na evolução da estética ecológica. Bloco II: o desenho solar passivo e o desenho ecológico; o edifício ecológico. Bloco III: meio ambiente, conforto, saúde; materiais ecológicos; técnicas/tecnologias sustentáveis. Bloco IV: arquitetura solar em diferentes regiões; arquitetura ecológica; estudos de caso. Bloco V: ecologia urbana; ecoprojetos e ecoiniciativas

Metodologia de Ensino
O programa é ministrado em regime de aulas teórico-práticas. Cada tema consta de uma parte teórica exposta na aula, acompanhada de estudos de caso como suporte e exemplo e de uma parte prática, de trabalho individual, ou em grupo, sobre a matéria. O trabalho exterior às aulas de contacto docente consubstancia a continuação do trabalho desenvolvido na aula e completa os conteúdos programáticos da UC. Cada bloco temático tem associada uma aula de aplicação de conteúdos. As horas de contacto desenvolvem-se num âmbito teórico-prático, por apresentação de estudos de caso e pela realização de trabalhos práticos e de investigação. Leitura dos livros indicados na bibliografia e aquisição de conhecimentos exteriores às aulas de contacto são fundamentais, visto contribuírem para uma participação mais ativa, o que possibilita maior reflexão e consequente crescente aquisição de competências. A avaliação é realizada ao longo do semestre, tendo em consideração: os trabalhos apresentados e a participação do estudante.

Método de Avaliação
O docente afere, continuamente, o envolvimento e compromisso do estudante com a UC, verificando a progressão da aprendizagem e os níveis de aquisição de conhecimentos que os estudantes revelam na resolução de exercícios práticos. A prossecução da avaliação implica o desenvolvimento e entrega aula a aula de trabalhos de aplicação direta dos conteúdos entretanto abordados e de conhecimentos assim adquiridos. Cada momento de avaliação é acompanhado por um enunciado que enquadra as questões e o âmbito das problemáticas a dar resposta.

Bibliografia
Azevedo, B. (Ed.) (2009). Energias renováveis. Atelier Nunes e Pã. Cota na BDC: 620.92 / E 46
Correia, M., Dipasquale, L., & Mecca, S. (Eds.) (2014). Versus: heritage for tomorrow: vernacular knowledge for sustainable architecture. Firenze: Firenze University Press.Cota na BDC: 728.6 / V 642 Também disponível em livre acesso em: http://www.esg.pt/versus/versus_heritage_for_tomorrow.pdf
Gass, S., Drusedau, H., & Hennicke, J. (Eds.) (1996). Bambus. Stuttgart: Karl Krämer. Cota na BDC: 691 / B 159
Steadman, P. (1982). Energia, medio ambiente y edificación (2a ed.). Madrid : Blume. Cota BDC: 620.92 / S 821 e
Versus: lessons from vernacular heritage to sustainable architecture (2014). CRAterre, ESG, UNICA, UNIFI, UPV. Cota na BDC: 72 : 502 / V 642 Também disponível em livre acesso: http://www.esg.pt/versus/images/pdf/versus_booklet.pdf