Código
A30

Unidade Curricular
Arquitetura Ecológica

Área Científica
TEC

Periodicidade
Semestral

Semestre
5º semestre

Horas Totais
112

Horas de Contato
60

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
4


Resumo
Desenvolvimento de noções e princípios orientadores para a edificação ajustada a problemáticas ecológicas, aprofundando estratégias para a consubstanciação de uma abordagem sistémica no que se refere à coexistência adequada e sustentável entre a edificação e respetivo suporte físico e seus recursos. Consolidação da análise a sistemas conceptuais e construtivos de matriz ecológica, verificando e interpretando estudos de caso, projetos e obras de referência enquanto contributo para o desenvolvimento sustentável.

Objetivos de Aprendizagem
Facultar ao estudante, o conhecimento dos fatores determinantes para um projeto ser considerado ecológico e sustentável. Conceber a arquitetura em função do meio físico com o fim de se conseguir uma melhor gestão dos recursos e das potencialidades dos lugares. Facultar ao estudante a capacidade de gerir as características micro e macroclimáticas de uma determinada implantação, considerando a eficiência energética da construção. Atender às características e aos mecanismos necessários a implementar num edifício ou na sua envolvente, para uma maior eficiência energética. Desenvolver competências para a aplicação dos conhecimentos adquiridos em projetos mais integrados e em equilíbrio com o meio ambiente. Sensibilizar o estudante para o impacto dos diferentes componentes arquitetónicos, urbanísticos e paisagísticos, no ambiente.

Conteúdos Programáticos
Bloco I: ecologia e sustentabilidade; conceitos; construção ecológica; construção sustentável; o imperativo de desenho ecológico; determinantes constantes na evolução da estética ecológica. Bloco II: o desenho solar passivo e o desenho ecológico; o edifício ecológico. Bloco III: meio ambiente, conforto, saúde; materiais ecológicos; técnicas/tecnologias sustentáveis. Bloco IV: arquitetura solar em diferentes regiões; arquitetura ecológica; estudos de caso. Bloco V: ecologia urbana; ecoprojetos e ecoiniciativas

Metodologia de Ensino
O programa é ministrado em regime de aulas teórico-práticas. Cada tema consta de uma parte teórica exposta na aula, acompanhada de estudos de caso como suporte e exemplo e de uma parte prática, de trabalho individual, ou em grupo, sobre a matéria. O trabalho exterior às aulas de contacto docente consubstancia a continuação do trabalho desenvolvido na aula e completa os conteúdos programáticos da UC. Cada bloco temático tem associada uma aula de aplicação de conteúdos. As horas de contacto desenvolvem-se num âmbito teórico-prático, por apresentação de estudos de caso e pela realização de trabalhos práticos e de investigação. Leitura dos livros indicados na bibliografia e aquisição de conhecimentos exteriores às aulas de contacto são fundamentais, visto contribuírem para uma participação mais ativa, o que possibilita maior reflexão e consequente crescente aquisição de competências. A avaliação é realizada ao longo do semestre, tendo em consideração: os trabalhos apresentados e a participação do estudante.

Método de Avaliação
O docente afere, continuamente, o envolvimento e compromisso do estudante com a UC, verificando a progressão da aprendizagem e os níveis de aquisição de conhecimentos que os estudantes revelam na resolução de exercícios práticos. A prossecução da avaliação implica o desenvolvimento e entrega aula a aula de trabalhos de aplicação direta dos conteúdos entretanto abordados e de conhecimentos assim adquiridos. Cada momento de avaliação é acompanhado por um enunciado que enquadra as questões e o âmbito das problemáticas a dar resposta.

Bibliografia
AZEVEDO, B. (2009). Energias renováveis. [S. l.] : Atelier Nunes e Pã. Cota BDC: 620.92 / E.
GASS, S. ; DRUSEDAU, H. & HENNICKE, J. (ed. lits.) (1996).Energias renováveis. Stuttgart : Karl Krämer. Cota BDC: 691 / B 159.
STEADMAN, P. (1982). Energia, medio ambiente y edificación (2ª ed.). Madrid : Blume. Cota BDC: 620.92 / S 821 e.
TIRONE, L., Nunes, K. (2007). Construção sustentável: soluções eficientes hoje, a nossa riqueza de amanhã. Lisboa : Dinalivro. Cota BDC: 72 : 502 / T 517 c.
VALE, B. & v, R. (1991). Green architecture: design for a sustainable future. London : Thames and Hudson. Cota BDC: 72 : 502 / V 243 g.