Código
A29

Unidade Curricular
Instalações Hidraulicas

Área Científica
TEC

Periodicidade
Semestral

Semestre
5º semestre

Horas Totais
84

Horas de Contato
40

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
3


Resumo
Desenvolvimento do dimensionamento das principais especialidades de engenharia a inserir e coordenar no projeto de arquitetura, nomeadamente, o abastecimento de águas, a drenagem de águas residuais domésticas, a drenagem de águas residuais pluviais, as redes de combate a incêndios, o aquecimento, a ventilação e o ar condicionado, para além das redes de abastecimento de gás e outras instalações que condicionem o espaço e a forma arquitetónica. Consolidação de procedimentos para a previsão das implicações destas infraestruturas na configuração do projeto e respetiva concretização em obra.

Objetivos de Aprendizagem
Facultar ao estudante conhecimentos no domínio da instalação e equipamentos de águas e esgotos, redes de combate a incêndios, aquecimento central, ventilação, ar condicionado e redes de abastecimento de gás. Desenvolver competências no domínio do projeto de redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais; análise e interpretação do enquadramento legal. Prevenir o discente para a importância e abrangência das várias entidades envolvidas nos projetos de infraestruturas. Sensibilizar o estudante para a interdisciplinaridade dos vários projetos de infraestruturas dos edifícios; reconhecendo a importância de uma compatibilização adequada com o projeto de Arquitetura.

Conteúdos Programáticos
Abastecimento de água: conceção e dimensionamento de redes de abastecimento de água; redes de abastecimento de água potável; redes de abastecimento de água não potável para fins industriais e de combate a incêndios. Drenagem de águas residuais domésticas: princípios de funcionamento das redes de drenagem de esgotos domésticos; conceção e dimensionamento das redes interiores de edifícios. Drenagem de águas residuais pluviais: princípios de funcionamento das redes de drenagem de águas pluviais; cálculo de caudais de drenagem; conceção e dimensionamento das redes. Redes de combate a incêndios: redes de incêndios armadas; redes de extinção automática. Aquecimento, ventilação e ar condicionado: princípios de funcionamento; implicações destas instalações no projeto do edifício. Redes de abastecimento de gás: abastecimento através de depósitos; abastecimento da rede geral; instalação das redes e ventilação dos compartimentos com aparelhos de queima.

Metodologia de Ensino
Os métodos aplicados apoiam-se em diversas vertentes letivas diferenciadas, com a seguinte sequência: exposição teórica sobre os fundamentos científicos e técnicos das diversas áreas da UC; execução de trabalhos práticos em todas as áreas da UC, desenvolvendo projetos aplicados a casos reais, sendo parte desenvolvida e acompanhada nas aulas e parte desenvolvida em períodos não presenciais; análise crítica das diversas soluções desenvolvidas nos trabalhos práticos com vista à otimização do projeto; visitas a obras em execução, recolha de dados sobre as soluções de projeto aí aplicadas e comparação destas com as preconizadas nas aulas.

Método de Avaliação
O docente afere, aula a aula, o envolvimento e compromisso do estudante para com a UC, verificando a progressão da aprendizagem e os níveis de aquisição de conhecimentos que os estudantes revelam na resolução de exercícios práticos. A avaliação é efetuada em dois momentos, uma a meio e outro no final do semestre, com recurso a valoração qualitativa dos trabalhos desenvolvidos, do dinamismo e da participação nas aulas e valoração quantitativa de provas escrita individuais. Cada momento de avaliação é acompanhado por um enunciado que enquadra as questões e o âmbito das problemáticas a dar resposta.

Bibliografia
LENCASTRE, Armando (S.d.). Hidráulica Geral. (s.l.) : Ed. Autor. ISBN 9789729585906.
NETTO, Azevedo (2001). Manual de Hidráulica. (S.l) : Ed. Edgard Blucher
QUINTELA, A. (S.d.). Hidráulica. (s.l.). : Fundação Calouste Gulbenkian.