Código
A27

Unidade Curricular
Geografia

Área Científica
HUM

Periodicidade
Semestral

Semestre
5º semestre

Horas Totais
84

Horas de Contato
40

Tipologia
Teórica

ECTS
3


Resumo
Desenvolvimento da correlação entre os diversos sistemas, redes, recursos e o meio físico com os aglomerados populacionais, enquadrando a relação homem/ espaço/ território e articulando modelos teóricos e contextos sociais, culturais e paisagísticos. Consolidação da identificação, interpretação e síntese crítica de diferentes índices, parâmetros e indicadores que permitem compreender sítios, lugares e regiões, inferindo aspetos a integrar no projeto e respetiva envolvente natural/ artificial a partir de ferramentas dos Sistemas de Informação Geográfica, auxiliando na análise e tratamento de dados e informação complementar.

Objetivos de Aprendizagem
Entender os conceitos básicos e as metodologias de investigação geográfica para a elaboração de projetos de arquitetura que garantam o equilíbrio com o ecossistema à escala mundial, regional e local. Assimilar os conteúdos teóricos que permitam uma análise da realidade espacial concreta em todas as suas vertentes. Inter-relacionar os modelos teóricos e a realidade social, desenvolvendo a interpretação de informação, a experimentação de metodologias e a produção de peças técnicas. Analisar os elementos geográficos a distintas escalas, desde a escala global, das regiões, até à escala do território de uma freguesia (de carácter rural), progredindo até à sua dimensão humana.

Conteúdos Programáticos
Geografia física: conceitos básicos; espaço, localização e lugar; relação homem/meio ambiente; impactos e modificações sistémicas; mapas e modelos. Geografia física – a representação da terra: representação cartográfica da terra; atmosfera terrestre; temperatura na superfície terrestre; ventos; incidência dos oceanos; humidade e precipitações; classificação dos climas; regimes climáticos; formas topográficas; rochas; destruição do relevo e dinâmica das vertentes; morfologia fluvial; análise quantitativa das formas de erosão; ciclo de erosão continental; solo; estrutura da vegetação; distribuição da vegetação natural; mudanças ambientais. Geografia humana: população humana; controlo ecológico e crescimento da população; pressões sobre o ecossistema; recursos e conservação; difusão espacial; processo de urbanização; redes e hierarquias urbanas; espaço urbano; espaço agrícola; espaço industrial; movimentos e trajetórias; território; desigualdades espaciais; planificação espacial.

Metodologia de Ensino
Os conteúdos são desenvolvidos em aulas teóricas, apresentando-se as perspetivas e enquadramentos dos assuntos elencados, conjugando apresentações multimédia com exposições orais. A aprendizagem assenta na aquisição dos conhecimentos explanados a partir da reflexão em aula, em que o estudante tem a oportunidade de debater princípios, teorias e conceitos que conformam espaços humanizados e naturais. O processo de orientação da aprendizagem fundamenta-se numa estrutura orgânica de tarefas que se concretiza a partir da análise e discussão em grupo e leitura referenciada de textos de apoio, pesquisa de autores sobre geografia física e geografia humana em bibliotecas, elaboração de esquemas gráficos analíticos e redação de textos.

Método de Avaliação
O docente afere, aula a aula, o envolvimento e compromisso do estudante com a UC, verificando a progressão da aprendizagem e os níveis de aquisição de conhecimentos que revelam na explanação, individual ou em conjunto, de problemáticas em discussão. O estudante é avaliado pelo trabalho prático desenvolvido, pelo rigor da respetiva apresentação, para além de um teste escrito. A avaliação é contínua e tem em conta a qualidade dos elementos de entrega, o percurso e a participação do estudante. Cada momento de avaliação é acompanhado por um enunciado que enquadra as questões a dar resposta pelos estudantes.

Bibliografia
AAVV. (2001). Gestión sostenible de paisajes rurales. Técnicas e ingeniería. Madrid: Fundación Alonso Martín Escudero.
CABRAL, F.C. (1993). Fundamentos da arquitectura paisagista. Lisboa: Instituto de Conservação da Natureza. Cota BDC: 712 / C 117 f.
CLAVAL, Paul (1987). Geografia do Homem. Cultura, economia e sociedade. Coimbra : Ed. Livraria ALMEIDA.
GEORGE, Pierre (1989). O homem na terra. A geografia em ação. Lisboa : Edições 70, LDA.
STRAHLER, Arthur N. (1997). Geografia Física. Barcelona : Ed. OMEGA. Cota BDC: 911.2 / S 889 g.