Código
A23

Unidade Curricular
Conforto Ambiental

Área Científica
TEC

Periodicidade
Semestral

Semestre
4º semestre

Horas Totais
84

Horas de Contato
40

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
3


Resumo
Desenvolvimento de técnicas e tecnologias de conforto ambiental, procurando soluções de equilíbrio com a envolvente natural e o clima a partir de princípios do conforto ambiental, de sistemas passivos e ativos, potenciando edifícios energeticamente eficientes. Consolidação de noções de sustentabilidade, impacto ambiental, alterações climáticas e da relação entre a edificação e saúde geral. Abordagem à problemática das energias renováveis em Portugal.

Objetivos de Aprendizagem
Facultar ao estudante o conhecimento das atuais técnicas e tecnologias de conforto ambiental, procurando soluções de equilíbrio com a envolvente natural e com o clima. Ter em consideração as características e os mecanismos necessários a implementar num edifício ou na sua envolvente, para uma maior eficiência energética. Desenvolver competências para a aplicação dos conhecimentos adquiridos, em futuros projetos mais integrados e em equilíbrio com o meio ambiente. Sensibilizar o estudante para os diferentes elementos arquitetónicos, urbanísticos e climáticos que influenciam o conforto humano.

Conteúdos Programáticos
Sustentabilidade: definição e evolução do conceito. Princípios do conforto ambiental: parâmetros humanos de conforto térmico, acústico e visual. Sistemas passivos: soluções e componentes; arquitetura bioclimática. Sistemas ativos: sistemas geradores, transformadores e de otimização energética. O projeto e a eficiência energética: consumos de energia; medidas de contenção na produção de GEE; eficiência energética nos edifícios; o sistema de certificação energética. O projeto e a saúde: materiais insalubres e patologias nocivas; Síndroma dos Edifícios Doentes (SED); a relevância da adaptação às condicionantes da mobilidade condicionada. Impacto ambiental: definição e parametrização. Energias renováveis em Portugal: desenvolvimento de estratégias concertadas e sua aplicação na construção.

Metodologia de Ensino
A aprendizagem consubstancia-se num quadro teórico-prático conformado por apresentações orais e com recursos a meios audiovisuais, complementadas por análise a estudos de caso, seminários e realização de exercícios práticos. A metodologia de ensino assenta em aulas teóricas, em que o docente expõe, recorrendo a sessões multimédia, princípios e componentes do conforto ambiental, analisando, comparando e sintetizando processos para a integração no projeto de arquitetura de elementos determinantes para a edificação sustentável. Os métodos concorrem para o ensino sistemático e crítico, em que os estudantes examinam imagens e documentos bibliográficos disponibilizados pelo docente. A metodologia promove uma aprendizagem geral progressiva, mas com orientação técnica direcionada por parte do docente, solicitando que os estudantes explanem, de forma fundamentada e estruturada, os procedimentos adotados para a concretização dos trabalhos práticos desenvolvidos.

Método de Avaliação
O método de avaliação é contínuo, em que o docente afere, aula a aula, o envolvimento e compromisso do estudante com a UC, verificando a progressão da aprendizagem e os níveis de aquisição de conhecimentos que os estudantes vão revelando no aprofundamento dos exercícios práticos. Os trabalhos a realizar correspondem a dois momentos de avaliação concretos – um intermédio e outro final – devidamente acompanhados pelo respetivo enunciado, que enquadra o âmbito e as problemáticas a dar resposta pelos estudantes. Os momentos de avaliação contemplam a entrega individual de elementos produzidos e sua apresentação individual.

Bibliografia
CAMOUS, Roger ; WATSON, Donald (1986). El habitat bioclimático : de la concepción a la construcción. Barcelona : GG, cop.. ISBN 968-887-022-6. Cota BDC: 72 : 502 / C 192 h.
EDWARDS, Brian (2008). O guia básico para a sustentabilidade. Barcelona : GG, cop.. ISBN 978-84-252-2326-6. Cota BDC: 72 : 502 / E 26 g.
LAMBERTS, Roberto ; DUTRA, Luciano ; PEREIRA, Fernando Oscar Ruttkay (1997). Eficiência energética na arquitetura. São Paulo : PW. ISBN 85-86759-01-5. Cota BDC: 72 : 502 / L 223 e.
TIRONE, Livia ; NUNES, Ken (2007). Construção sustentável: soluções eficientes hoje, a nossa riqueza de amanhã. Lisboa : Dinalivro. ISBN 978-989-20-0883-7. Cota BDC: 72 : 502 / T 517 c.
VALE, Brenda ; VALE, Robert (1991). Green architecture: design for a sustainable future. London : Thames and Hudson, cop. 1991. ISBN 0-500-34117-6. Cota BDC: 72 : 502 / V 243 g.