Código
A22

Unidade Curricular
Teoria da Arquitetura II

Área Científica
HUM

Periodicidade
Semestral

Semestre
4º semestre

Horas Totais
56

Horas de Contato
40

Tipologia
Teórica

ECTS
3


Resumo
Desenvolvimento do discurso crítico a partir do conhecimento relativo a autores e obras relevantes que permitam interiorizar e interpretar referências que auxiliem a descodificar gramáticas espaciais e linguagens arquitetónicas. Consolidação de abordagens que enquadrem estruturas de pensamento e seus protagonistas, com destaque para o habitat enquanto problemática determinante para a Teoria da Arquitetura, a partir de autores clássicos da tratadística, passando por distintas vanguardas e utopias, pela modernidade e pós-modernidade, até à supermodernidade.

Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver competências que permitam ao estudante efetuar uma crítica interpretativa, autónoma e independente, de projetos, obras e manifestos, de modo a encontrar os fundamentos que suportarão o pensamento próprio, defendendo-os e expondo-os de forma estruturada. Sistematizar conhecimentos no sentido em que a atitude do estudante seja cada vez mais pessoal e criativa, ao mesmo tempo que racional, lógica e científica. Reconhecer o saber e a cultura arquitetónica, aprofundando-os.

Conteúdos Programáticos
Momentos-chave e autores de referência para o entendimento da Teoria da Arquitetura desde a antiguidade clássica até meados do século XIX. Vanguardas e paradigmas da modernidade. O espaço arquitetónico entre “estrutura”, “modelo” e “tipo”. Expressões arquitetónicas pós-modernas. O espaço como Lugar e respetiva transformação ocorrida ao nível do seu papel e perceção na arquitetura. Relação entre corpo, memória e arquitetura. O habitar (individual, coletivo, social) e sua alteração na produção arquitetónica ao longo do século XX. Novas formas de habitar o espaço doméstico.

Metodologia de Ensino
A metodologia assenta em aulas teóricas, em que o docente expõe, recorrendo a meios audiovisuais e através de sessões multimédia, teorias, correntes de pensamento e conceitos referenciais para a composição arquitetónica. O conhecimento consubstancia-se na leitura cruzada e referenciada de textos de apoio, pesquisa exploratória de artigos, elaboração de esquemas gráficos analíticos e redação fundamentada de textos de carácter crítico. Os estudantes examinam, individualmente e/ou em grupo, imagens e documentos bibliográficos disponibilizados pelo docente, pensando, refletindo debatendo e escrevendo sobre arquitetura, desenvolvendo processos de interpretação da informação facultada e o respetivo contributo para a sua capacidade discursiva. Os métodos concorrem para o ensino sistemático e crítico. A prossecução do ensino assenta em tratados, manifestos e teorias da arquitetura.

Método de Avaliação
O docente afere, aula a aula, o envolvimento e compromisso do estudante com a UC, verificando a progressão da aprendizagem e os níveis de aquisição de conhecimentos que os estudantes revelam na explanação, individual ou em conjunto, de problemáticas em discussão. A prossecução da avaliação implica a realização de um trabalho prático de recolha documental, articulação e cruzamento de referências, interpretação e sistematização de conteúdos e posicionamento crítico para com as problemáticas abordadas, para além de um teste escrito para aferição de conhecimentos. Cada momento de avaliação é acompanhado por um enunciado que enquadra as questões e o âmbito das questões a dar resposta pelos estudantes. A reflexão individual sobre problemáticas selecionadas integra os métodos de avaliação e ocorre em datas estabelecidas para o efeito.

Bibliografia
BACHELARD, Gaston (1967). La poétique de l’espace. Paris : Presses Universitaires. Cota BDC: 72.01 / B 119 p.
CHING, Francis (1999). Arquitetura: forma, espacio e orden. Barcelona : Gustavo Gili. ISBN 85-336-0874-8. Cota BDC: 72.012 / C 466 arq.
GIEDION, S. [1987?]. Arquitetura e comunidade. Lisboa : Livros do Brasil. Cota BDC: 72.01 / G 386 a.
TAFURI, Manfredo (1988). Teorias e história da arquitetura. Lisboa : Edições Presença. Cota BDC: 72.01 / T 131 t.
TEDESCHI, Enrico (1962). Teoría de la arquitectura. Buenos Aires : Nueva visión. Cota BDC: 72.01 / T 255 t.