Código
A21

Unidade Curricular
Simulação e Modelação Espacial III

Área Científica
FAP

Periodicidade
Semestral

Semestre
4º semestre

Horas Totais
112

Horas de Contato
60

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
4


Resumo
Desenvolvimento de processos de modelação tridimensional assistida por computador, recorrendo às tecnologias digitais enquanto ferramentas de apoio à conceptualização e comunicação de projetos arquitetónicos visando a formalização coerente e consistente do projeto arquitetónico. Consolidação de procedimentos ao nível da articulação e gestão de informação hierarquizada de modo a objetivar mecanismos para a modelação de entidades tridimensionais, aplicação de materiais, utilização de luzes e demais aspetos relativos à expressão gráfica necessária à comunicação de projetos de arquitetura.

Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver a aplicação das técnicas de modelação tridimensional assistidas por computador, utilizadas como ferramentas de apoio à conceção e comunicação de projeto. Permitir ao estudante o acesso a uma plataforma de conhecimentos operativos de forma que este seja capaz de: adequar as ferramentas informáticas de desenho à expressão gráfica necessária à comunicação do projeto de arquitetura; compreender e reconhecer o papel dos sistemas informáticos nos processos de criação, produção, representação e apresentação do projeto; representar de forma clara e eficaz o projeto em três dimensões e adquirir a sensibilidade para uma constante atualização dos seus conhecimentos informáticos no que se refere ao desenho arquitetónico; verificar e concluir conceitos básicos a nível bidimensional e tridimensional; verificar e concluir os conceitos de proporção e de noção de escala; desenvolver as capacidades de visualização espacial.

Conteúdos Programáticos
Modelação de informação construtiva (BIM): introdução ao BIM; ambiente de trabalho; configuração de um projeto; elementos de topografia; elementos do modelo; criação de famílias; edição de objetos; impressão; rendering. Produção de infografia e animação de modelos tridimensionais: introdução à produção de infografias e animação de modelos tridimensionais; apresentação do ambiente de trabalho; modelação e importação de modelos tridimensionais; materiais e texturas aplicáveis; iluminação do modelo tridimensional; animação e percursos no modelo tridimensional; rendering do percurso animado. Composição, pós-produção e edição audiovisual: introdução e conceitos elementares de vídeo; organização de recursos e criação de projeto; montagem de vídeo e imagem; edição e regulação de som; legendas e criação da ficha técnica; rendering e exportação do projeto.

Metodologia de Ensino
Os métodos de ensino articulam a experimentação prática, assente em exercícios exploratórios de pesquisa e teste de processos e ferramentas, com sessões de apresentação multimédia em que são explanadas as bases teóricas e as convenções técnicas da simulação espacial digital. Os conhecimentos consubstanciam-se a partir da realização de exercícios práticos articulados de forma integrada, não só entre si, mas também de modo transversal. O docente expõe e explica os fundamentos formativos que servem de referência para o acompanhamento tutorial dos estudantes na prossecução dos respetivos trabalhos. A metodologia promove uma aprendizagem geral progressiva, mas com orientação técnica direcionada por parte do docente, solicitando que os estudantes explanem em conjunto, de forma fundamentada e estruturada, os procedimentos adotados para a concretização dos exercícios desenvolvidos.

Método de Avaliação
O método de avaliação é contínuo, em que o docente afere, aula a aula, o envolvimento e compromisso do estudante com a UC, verificando a progressão da aprendizagem e os níveis de aquisição de conhecimentos no aprofundamento de trabalhos práticos. Os exercícios são avaliados em dois momentos, devidamente acompanhados pelo respetivo enunciado, que enquadra o âmbito e as problemáticas a dar resposta pelos estudantes. Os momentos de avaliação contemplam a entrega individual de elementos produzidos para o efeito. A apresentação individual de trabalhos selecionados integra os métodos de avaliação e ocorre em datas estabelecidas para o efeito.

Bibliografia
ARNHEIM, Rudolf (1978). La forma visual de la arquitectura. Barcelona : Gustavo Gili. ISBN 84-252-0728-2. Cota BDC : 72.012 / A 772 f.
CHING, Francis D. K. (2002). Diccionario visual de arquitectura. México : Gustavo Gili. ISBN 968-887-339-X. Cota BDC: 72 (038) / C 466 d.
LLOVET, Jordi (1979). Ideología y metodología del diseño. Barcelona : Gustavo Gili. ISBN 84-252-0934-X. Cota BDC: 74 / L 772 i.
NEUFERT, Ernst [1987?]. Arte de projetar em arquitetura: princípios, normas e prescrições sôbre construção, instalações, distribuição e programa de necessidades, dimensões de edifícios, locais e utensílios. [S. l.] : Gustavo Gili. ISBN 84-252-0737-1. Cota BDC: 72.012 / N 397 a.
SAINZ, Jorge (2005). El dibujo de arquitectura : teoría e historia de un lenguaje gráfico. Barcelona : Reverté. ISBN 84-291-2106-4. Cota BDC: 744 / S 151 d.