Código
A15

Unidade Curricular
Simulação e Modelação Espacial II

Área Científica
FAP

Periodicidade
Semestral

Semestre
3º semestre

Horas Totais
112

Horas de Contato
60

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
4


Resumo
Desenvolvimento de técnicas de representação bidimensional assistidas por computador, utilizadas enquanto ferramentas de apoio à conceptualização do projeto, integrando noções de desenho digital (CAD) aplicadas à representação do projeto através de plantas, secções, alçados. Consolidação de processos de desenho digital complementares à prossecução, expressão e comunicação do projeto de arquitetura, verificando as capacidades das diversas ferramentas digitais nas diferentes etapas do projeto.

Objetivos de Aprendizagem
Domínio de sistemas operacionais informáticos adequados ao exercício de projeto, nas suas distintas fases e diversas especialidades. Realizar uma preparação adequada em desenho assistido por computador, em software destinado à execução de trabalhos de formalização técnica de projetos, a partir de um suporte informático. Permitir ao estudante o acesso a uma plataforma de conhecimentos operativos de forma que este seja capaz de: compreender e reconhecer o papel dos sistemas informáticos nos processos de representação e comunicação do projeto, adquirir sensibilidade para uma constante atualização dos seus conhecimentos informáticos no que se refere ao desenho arquitetónico; verificar os conceitos de proporção e noção de escala; estabelecer critérios de gestão da informação produzida, para uma maior eficácia na manipulação da mesma; representar de forma clara e eficaz o projeto em duas dimensões e três dimensões.

Conteúdos Programáticos
O Desenho assistido por computador e a gestão do projeto: as ferramentas informáticas de desenho; introdução ao desenho nas diferentes fases do projeto; a partilha de conteúdos entre fases e especialidades; a gestão de informação – o projeto; a ferramenta para desenho assistido por computador (CAD); o sistema de coordenadas 2D. A representação bidimensional do projeto: apresentação e configuração do ambiente de trabalho; introdução ao desenho bidimensional; desenvolvimento do desenho bidimensional; gestão de desenhos; entidades 2d; blocos internos, externos e dinâmicos; cotagens e ferramentas; impressão. Modelação e visualização 3D: o ambiente tridimensional; entidades; planos de trabalho e sistema de coordenadas; comandos de conversão; criação de faces, superfícies e sólidos; transformação de geometrias; comandos de navegação; rendering. Composição, comunicação e apresentação do projeto: composição e tratamento; comunicação e ilustração; ferramentas para apresentação.

Metodologia de Ensino
A UC é lecionada recorrendo a três componentes orientadas para a concretização de exercícios práticos (constituindo o corpo dos resultados formais esperados) a articular, sempre que possível, com a UC de Projeto: i) apresentação de comunicação das bases teóricas das ferramentas de representação tridimensional, com recurso à apresentação das convenções técnicas e de uma componente formativa, de base tutorial, com aplicação em exemplos concretos; ii) desenvolvimento de exercícios práticos, de complexidade progressiva, com orientação técnica, onde deverão ser aplicados os conhecimentos transmitidos aos estudantes e verificada a evolução e o empenho destes na sua resolução; iii) momentos de avaliação crítica, no culminar do processo de desenvolvimento dos vários exercícios propostos; onde a nota de avaliação contínua será retificada de acordo com a qualidade do exercício e o cumprimento dos objetivos.

Método de Avaliação
O método de avaliação é contínuo, em que o docente afere, aula a aula, o envolvimento e compromisso do estudante para com a UC, verificando a progressão da aprendizagem e os níveis de aquisição de conhecimentos que os estudantes vão revelando no aprofundamento dos trabalhos práticos. Os exercícios são avaliados em três momentos devidamente acompanhados por enunciado, que enquadra o âmbito e as problemáticas a dar resposta pelos estudantes. Os momentos de avaliação contemplam a entrega individual de elementos produzidos. A apresentação individual de trabalhos selecionados integra os métodos de avaliação e ocorre em datas estabelecidas para o efeito.

Bibliografia
CALVINO, I. (2010). As cidades invisíveis (13ª ed.). Lisboa : Teorema. Cota BDC: 711.4 / C 168 c.
CHING, F. (1999). Arquitetura: forma, espaço e ordem. São Paulo : Martins Fontes. Cota BDC: 72.012 / C 466 arq.
CHING, F. (2002). Diccionario visual de arquitectura (4ª ed.). México : Gustavo Gili. Cota BDC: 72 (038) / C 466 d.
FONATTI, F. (1988). Principios elementales de la forma en arquitectura. Barcelona : Gustavo Gili. Cota BDC: 72.012 / F 737 p.
NORBERG-SCHULZ, C. (1971). Existence, space & architecture. London : Studio vista. Cota BDC: 72.012 / N 751 e.