Código
A09

Unidade Curricular
Simulação e Modelação Espacial I

Área Científica
FAP

Periodicidade
Semestral

Semestre
2º semestre

Horas Totais
112

Horas de Contato
60

Tipologia
Teórico-Prática

ECTS
4


Resumo
Desenvolvimento de processos de modelação tridimensional, compreendendo técnicas e sintetizando conceitos estruturantes não só para a realização física de maquetas analógicas, mas também aplicáveis à modelação tridimensional a partir da computação gráfica e realização de maquetas digitais. Consolidação do conhecimento específico relativo aos materiais e ferramentas para a simulação e modelação espacial, compondo planos de modelação, organizando bases para a representação tridimensional através de informação bidimensional.

Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver processos de execução de modelação tridimensional material, de carácter físico (“maqueta analógica”) e modelação tridimensional de computação gráfica (“maqueta digital”), insistindo na aquisição das seguintes competências: Componente material – domínio da técnica prática de execução, conhecimentos elementares dos materiais e ferramentas, estruturação de um plano de modelação de execução específico, seleção da metodologia para diferentes tipologias de maquetas, modelar rigorosamente a partir das bases de representação bidimensional; Componente digital – demonstrar e compreender os conceitos básicos da linguagem tridimensional e a sua aplicação nas técnicas de visualização tridimensional, compreender as relações de luz, tonalidade, coloração, perspetiva e proporção na representação bidimensional de objetos tridimensionais, aplicar as teorias e práticas de modelação tridimensional no domínio digital.

Conteúdos Programáticos
Conceitos e técnicas de representação: geometria analítica, vetorial e descritiva; as unidades dimensionais; escala e proporção; técnicas de representação e expressão; relação das soluções volumétricas, a topografia e a materialidade; verificação das soluções espaciais na modelação e simulação construtiva. Representação tridimensional do espaço em projeto: conceitos e escalas de representação; tipologias de maqueta; materiais, instrumentos e ferramentas convencionais; a execução: planificação; terreno, pavimentos, paredes, coberturas, aberturas, revestimentos, arranjos exteriores e elementos da envolvente. Visualização e Manipulação tridimensional digital: introdução à Ferramenta Informática: interfaces e modelos; organização do processo; modelação de terrenos; visualização do modelo tridimensional. Registo, pós-produção e comunicação da representação tridimensional: introdução ao registo fotográfico; criação e tratamento de imagem; comunicação das representações realizadas.

Metodologia de Ensino
Os conhecimentos consubstanciam-se a partir da realização de exercícios práticos articulados. Os métodos de ensino articulam a experimentação prática, assente em ensaios exploratórios de pesquisa e teste de processos e ferramentas, com sessões de apresentação multimédia em que são explanadas as bases teóricas e as convenções técnicas da simulação espacial – quer analógica, como digital. O docente expõe e explica, em comunicações específicas para o efeito, os fundamentos formativos que servem de referência para o acompanhamento tutorial dos estudantes na pro

Método de Avaliação
O método de avaliação é contínuo, em que o docente afere, aula a aula, o envolvimento e compromisso do estudante para com a UC, verificando a progressão da aprendizagem e os níveis de aquisição de conhecimentos que os estudantes vão revelando no aprofundamento dos seus trabalhos práticos. Os exercícios são avaliados em três momentos, devidamente acompanhados por enunciado que enquadra as problemáticas a dar resposta pelos estudantes. Os momentos de avaliação contemplam a entrega individual de elementos produzidos para o efeito. A apresentação individual de trabalhos selecionados integra os métodos de avaliação e ocorre em datas estabelecidas.

Bibliografia
ALARCÃO, Jorge de ; ÉTIENNE, Robert ; GOLVIN, Jean-Claude (1994). La maquette du Centre Monumental Flavien. Conimbriga : Instituto Português de Museus, Museu Monográfico de Conímbriga. ISBN 972-8137-14-1. Cota BDC: 72.02 / A 278 m.
ARNHEIM, Rudolf (1978). La forma visual de la arquitectura. Barcelona : Gustavo Gili. ISBN 84-252-0728-2. Cota BDC : 72.012 / A 772 f.
BAKER, Geoffrey. (1991). Análisis de la forma : urbanismo y arquitectura. México: Gustavo Gili. ISBN 968-887-159-1. Cota BDC: 72.012 / B 142 a.
GONZALEZ, Rafael C.; WOODS, Richard E. (2000). Processamento de imagens digitais. S.Paulo : Edgard Blücher. ISBN 85-212-0264-4. Cota BDC: 77 / G 652 p.
LANDI, Sebastião (2001). Compêndio técnico de maquetaria. Poços de Caldas : Fonte da vida. ISBN 85-98178-01-2. Cota BDC: 72.02 / L 246 c.