Edital para a atribuição de 1 bolsa de investigação no âmbito de projetos de I&D
[BI/01/2014 | SEISMIC-V | CI-ESG]

Download do Resumo do projeto de investigação em PDF
Download the research project Abstract as a PDF

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto de I&D “SEISMIC-V: Cultura Sismo-Resistente Vernácula em Portugal” (PTDC/ATP-AQI/3934/2012), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC). Este projeto de investigação é desenvolvido pela Escola Superior Gallaecia, em parceria com os Departamentos de Engenharia, da Universidade de Aveiro e da Universidade do Minho, nas seguintes condições:

Área Científica genérica: Ambiente, Território e População - Estudos Urbanos e Regionais

Área Científica específica: Arquitetura e Urbanismo

Requisitos de admissão: Ser Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Dá-se preferência a candidatos com: a) publicações na área de investigação - Arquitetura Vernácula; b) Domínio de técnicas e métodos de representação e caracterização de tipologias e sistemas de construção tradicionais; c) Experiência em atividades científicas (projetos, publicações, conferências ou seminários); d) Inscrição em Doutoramento; e) domínio de programas informáticos de desenho, de modelação numérica e estudo paramétrico e, preferencialmente, de programas informáticos como ArchGIS e ArchView2011; f) fluência escrita em português e em inglês; g) disponibilidade para mobilidade ao abrigo das missões previstas.

Plano de trabalhos:
1. Apoio e participação nas várias tarefas e etapas previstas no projeto, nomeadamente no desenvolvimento de análise e sistematização de informação recolhida; 2. Inserção de dados, utilizando programas informáticos para a elaboração do Atlas Digital da Cultura Sísmica Vernácula; 3. Apoio na elaboração de booklets gráficos de recomendações, que contribuirão para a consciencialização das comunidades locais e dos agentes técnicos municipais, no respeitante à cultura sísmica local; 4. Participação em missões e disseminação de resultados.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); alterada e republicada pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e atualizado com o Decreto-Lei nº233/2012, de 29 de outubro, com entrada em vigor a 27 de agosto e com a Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro; Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2012 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.html.pt) e Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Escola Superior Gallaecia.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CI-ESG/ Centro de Investigação da Escola Superior Gallaecia, em Vila Nova de Cerveira, sob a orientação científica da Professora Doutora Mariana Correia.

Duração da bolsa: A bolsa terá o período de duração de 9 meses, com possibilidade de renovação até 12 meses. O contrato da bolsa será a tempo integral, com início previsto a 1 de Agosto de 2014.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e realiza-se através de transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Currículo Académico (percentagem de afetação: 30%); e Currículo Científico (Projetos de investigação, Publicações, Conferências ou Seminários - percentagem de afetação: 70%). Haverá entrevista aos candidatos selecionados, caso haja pontuação semelhante entre candidatos.

Critérios de Seleção e Seriação fundamentam-se na: a) Experiência de investigação adequada ao projeto; b) Publicação científica na área de investigação; c) Participação em projetos de investigação; d) Experiência de trabalho em equipa (em projetos de investigação e/ou publicações); e) Publicação de artigos em português e em inglês; f) Competência para recolher e sistematizar a informação; g) Capacidade de síntese e de objetividade.

Composição do Júri de Seleção
Professor Doutor Gilberto Carlos, Coordenador da Linha de Investigação de Arquitetura e Património do Centro de Investigação da ESG (Presidente do Júri);
Professor Doutor David Leite Viana, Diretor do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo;
Professora Doutora Goreti Sousa, Investigadora Residente do Centro de Investigação da ESG.

Prazo de candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 1 de Julho a 16 de Julho de 2014. As candidaturas devem ser enviadas digitalmente para o correio eletrónico: direccao@esg.pt.

Apresentação de candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente através de: - Envio de carta de motivação, com indicação dos objetivos da candidatura. Na carta deve constar em assunto, a referência da Bolsa a que se candidatam (BI/01/2014 - SEISMIC-V/CI-ESG); - Curriculum Vitae do candidato; - Fotocópia do cartão de cidadão; - Documentos comprovativos de cumprimento de requisitos de candidatura, nomeadamente Certificado de Habilitações; - Cópia de artigos publicados ou de certificados relevantes para a candidatura; - Outros documentos considerados relevantes para a candidatura.

Forma de publicitação/ notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão divulgados a todos os candidatos por correio electrónico. Os candidatos serão notificados sobre a decisão final do concurso via correio eletrónico. Mais informação disponível em http://esg.pt/CI-ESG/bolsadeinvestigacao.html.

Financiamento