Projectos I&D (R&D Projects)

SEISMIC V - Cultura Sismo-Resistente Vernácula em Portugal

Edital para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação
Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Escola Superior Gallaecia

Download do Resumo do projeto de investigação em PDF
Download the research project Abstract as a PDF

Parceiros:
ESG/ Escola Superior Gallaecia (Portugal) (Project Leader); UA/ Universidade de Aveiro – Departamento de Engenharia; UM/ Universidade do Minho – Departamento de Engenharia.

Programa:
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Todos os domínios científicos 2012: Ambiente, Território e População – Arquitectura.

Resumo:
Recomendado para financiamento pela FCT, com a classificação “Excelente”, o Projecto SEISMIC-V pressupõe a investigação da problemática relacionada com a identificação de elementos de arquitetura sismo-resistente, que podem ser identificadas no património vernáculo em uso. Seismic -V ambiciona a verificação da identificação do conceito de “Cultura Sísmica Local”, de forma consistente, em Portugal.

O Projeto SEISMIC-V pretende constituir-se como um instrumento útil na compreensão e na aplicação de técnicas tradicionais, sem prejuízo para a sua identidade, de acordo com os parâmetros de segurança atuais. A investigação contribuirá para a consciencialização e proteção da cultura sísmica local. Os resultados do projeto fornecerão dados para o reforço sismoresistente das componentes arquitectónicas do património vernáculo em uso, o que em caso de terramoto poderá salvar vidas.

Logo FCT

VerSus: Lessons from Vernacular Heritage in Sustainable Architecture

Parceiros:
ESG/ Escola Superior Gallaecia (Portugal) (Project Leader); CRAterre-ENSAG (França); Università degli Studi di Firenze (Itália); Universitat Politècnica de València (Espanha); Università degli Studi di Cagliari (Itália).

Programa:
European Program: CULTURA 2000 - Bando 2011

Resumo:
O Projecto Versus fundamenta-se no recurso que a Arquitectura Vernácula representa como potencial significativo para definir princípios, sob a perspectiva da Sustentabilidade, e aplicáveis na Arquitectura Contemporânea. Contrariando a tendência na construção corrente, na qual a Arquitectura Vernácula, os seus métodos e estratégias são desvalorizadas, irá demonstrar-se a pertinência dos princípios e componentes integrados no seu legado. O Objectivo principal será gerar conhecimento a partir das lições e dos princípios fundamentais da Arquitectura Vernácula e explorar novas formas de os integrar nas soluções actuais dos edifícios sustentáveis. Para além dos 5 parceiros, pertencentes a 4 países da União Europeia (Portugal, França, Espanha e Itália), o Projecto Versus conta ainda com a colaboração de mais 6 instituições de 5 países (Suécia, Reino Unido, República Checa, Eslovénia e Chipre) e o apoio institucional de 3 entidades internacionais: o ICOMOS-CIAV (International Council on Monuments and Sites – International Scientific Commitee of Vernacular Architecture), o ICOMOS-ISCEAH (International Scientific Committee on Earthen Architectural Heritage) e a Rede Europeia de Arquitectura de Terra.

Actividades e Indicadores:
Para além da investigação realizada por meio de missões nos distintos países europeus, o Projecto encontra-se estruturado em 13 actividades principais, responsáveis pela difusão do conhecimento. Durante o projecto de investigação, realizam-se 2 Conferências Internacionais (uma delas integrada no evento mais importante internacional no âmbito da arquitectura vernácula: CIAV 2013); 5 Seminários e workshops (decorrentes das reuniões de coordenação), 1 Website; 1 Booklet informativo (traduzido em 5 línguas), a elaboração de uma Publicação Científica, um livro de actas e a criação de uma rede Europeia.

Versus

TERRA (IN)CÓGNITA II

“Terra Europae. Earthen architecture in the European Union”

  • Projecto Europeu

Parceiros:
École d’Avignon (França); Università de Firenze (Itália); Universitat Politècnica de València (Espanha); ESG/ Escola Superior Gallaecia (Portugal); CAUE (França)

Programa:
European Program: CULTURA 2000

Site:
culture-terra-incognita.org

Resumo:
Projecto subsequente do projecto Terra INCÓGNITA, baseado em missões científicas aos 27 países da União Europeia.
Consiste na definição do estado da arte da arquitectura de terra europeia, em termos de património e arquitectura contemporânea; restauro e formação; educação e investigação académica; profissionais e produtores, etc.

Pretende-se a produção de uma cartografia rigorosa de arquitectura de terra nos 27 países analisados, assim como o reconhecimento de especialistas-chave, permitindo a criação, consolidação e divulgação de uma network (rede) operativa de especialistas europeus.

Terra Incognita 2

CADIVAFOR

Catalogação, Digitalização e Valorização das Fortalezas Defensivas da Fronteira Galiza-Norte de Portugal

  • Projecto Ibérico

Parceiros:
Concello do Ferrol: CIEFAL-ICOMOS (Galiza-Espanha); ESG/ Escola Superior Gallaecia (Portugal); CIS Calicia - Tecnologia y Diseño (Galiza-España)

Programa:
FEDER: INTERREG III-A

Site:
www.cieform.org

Resumo
Concluído em Abril de 2008, o projecto consistiu na criação e análise de uma base de dados, transfronteiriça, sobre as fortificações erigidas no Período das Guerras da Restauração

Os conteúdos recolhidos permitiram ainda a divulgação dos seus resultados através da elaboração de um DVD (de cariz didáctico); da realização de um ciclo de conferências, da elaboração de uma publicação científica; e da execução de uma exposição de suporte itinerante.

Cadivafor

CATPAP

Catálogo do Património Arquitectónico e Paisagístico do Alto Minho

  • Projecto nacional

Parceiros:
Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho

Programa:
POS_C “Vale do Minho Digital”

Site:
esgallaecia.inwebonline.net

Resumo:
Terminado em Março de 2008, o projecto consistiu na elaboração de um Estudo integrado do património arquitectónico, arqueológico e paisagístico do Vale do Minho

Realizou-se a catalogação do espólio existente, através da criação de uma Base de dados, elaborada no programa “In Domus”, estruturada em quatro temáticas genéricas: Arquitectura Militar, Arquitectura Religiosa, Arquitectura Vernácula e Património Arqueológico.

Catpap

TERRA INCÓGNITA

“European Earthen Architecture”

  • Projecto Europeu

Parceiros:
École d’Avignon (França); CRATerre-École Nationale Supérieure d’Architecture de Grenoble (França); Università de Firenze (Itália); Universitat Politècnica de València (Espanha); ESG/ Escola Superior Gallaecia (Portugal)

Programa:
European Program: CULTURA 2000

Resumo:
O projecto desenvolveu-se entre 2006-2008 por meio da elaboração do Estado da Arte, da arquitectura de terra em Itália, França, Espanha e Portugal, no respeitante ao seu património, contemporaneidade, educação, formação e investigação .

Materializou-se pela publicação de duas obras europeias de referência sobre o tema: “Terra Incognita - Descobrir” (livro branco) e “Terra Incognita - Preservar” (manual).

Terra Incognita

H&C Built With Earth

Houses and Cities Built With Earth

  • Projecto Europeu

Parceiros:
Università di Cagliari (Italia); ESG/ Escola Superior Gallaecia (Portugal); Universitat de València - Depart. Historia (Espanha)

Programa:
European Program: CULTURA 2000

Resumo:
O Projecto “Houses and Cities Built With Earth” teve como objectivo fundamental a formação de técnicos locais em conservação de património edificado em arquitectura de terra; realização de cursos intensivos em Itália, Espanha, Portugal e Marrocos (Marraquexe e Figuig) com a participação de especialistas.

Parte dos resultados do projecto foram formalizados numa Publicação intitulada “Houses and Cities Built With Earth: conservation, significance and urban quality”.

Houses and Cities Built with Earth

Voltar ao topo

Livros, Relatórios e Publicações Digitais (Books, Reports and Digital Publications)

Capa Terra EuropaeTerra Europae. Earthen Architecture in the European Union
Edição: Edizioni ETS & Culture Lab Editions, Itália, 2011
Coordenação Editorial: Mariana Correia, Letizia Dipasquale e Saverio Mecca
Coordenação Científica: Universidade de Florença; École d’Avignon; ESG/ Escola Superior Gallaecia; Universidad Politécnica de Valencia; Conseil d’Architecture, d’Urbanisme et de l’Environnement

Terra em Seminário 2010TERRA em Seminário 2010
Edição: Argumentum, com o apoio da ESG/ Escola Superior Gallaecia e da FCO/ Fundação Convento da Orada; Lisboa, 2010
Coordenação Editorial: Maria Fernandes, Mariana Correia, Filipe Jorge

Capa MediterraMEDITERRA 2009: 1st Mediterranean Conference on Earth Architecture
Edição: EDICOM, Universitat di Cagliari, ESG/ Escola Superior Gallaecia, CRATerre-ENSAG; Cagliari, Italy, 2009
Coordenação Editorial: Maddalena Achenza, Mariana Correia, Hubert Guillaud

Terra IncognitaTerra Incognita. Préserver et Découvrir une Europe des Architectures de Terre (2 Volumes)
Edição: Culture Lab Editions e Editora Argumentum, Bruxelas, 2008
Coordenação Científica: CRAterre-ENSAG; École d’Avignon; ESG/ Escola Superior Gallaecia; Universidad Politécnica de Valencia; Universidade de Florença

CadivaforCADIVAFOR. Catalogação, digitalização e valorização das fortalezas defensivas da fronteira: Galiza – Norte de Portugal
Edição: CIEFAL-ICOMOS, ESG/ Escola Superior Gallaecia e CIS-Galicia; Ferrol, Espanha, 2008
Coordenação Científica: Juan Rodríguez-Villasante Prieto

Taipa no AlentejoTaipa no Alentejo / Rammed earth in Alentejo
Edição: Argumentum, com o apoio do Direcção Regional de Cultura do Alentejo - Ministério da Cultura, Fundação da Ciência e Tecnologia, FCO/ Fundação Convento da Orada, Fundação Eugénio de Almeida, ESG/ Escola Superior Gallaecia; Lisboa, 2007
Autoria: Mariana Correia

Terra em seminário 07Terra em Seminário 2007
Edição: Argumentum; Lisbon, 2007.
Coordenação Editorial: Célia Neves; Humberto Varum; Maria Fernandes e Mariana Correia

Terra forma de ConstruirTerra: Forma de Construir. Arquitectura. Antropologia. Arqueologia
Edição: Argumentum e ESG/ Escola Superior Gallaecia; Lisboa, 2006.
Coordenação Editorial: Mariana Correia e Vítor Oliveira Jorge

Houses and Cities Built With EarthHouses and Cities built with Earth: conservation, significance and urban quality
Edição: Argumentum com o Apoio da União Europeia, no âmbito do programa Cultura 2000; Lisboa, 2006.
Coordenação Editorial: Maddalena Achenza, Mariana Correia, Marco Cadimu, Amadeo Serra

Arquitectura de Terra em PortugalArquitectura de Terra em Portugal
Edição: Argumentum, com o apoio da ESG/ Escola Superior Gallaecia; Lisboa, 2005.
Coordenação Editorial: Maria Fernandes, Mariana Correia
Coordenação Científica: Associação Centro da Terra

Terra em Seminário 2005Terra em Seminário
Edição: Argumentum e ESG/ Escola Superior Gallaecia; Lisboa, 2005
Coordenação Editorial: Mariana Correia, Maria Fernandes e Filipe Jorge

Voltar ao topo

Artigos, Capítulos e Comunicações Científicas (Papers, Chapters and Scientific Contributions)

Artigos:

Correia, M. & Walliman, N. (2012). The Significance of Conservation Theory for earthen Built Heritage Survival. In International Journal of Heritage Studies. London (UK): Routledge (in press).

Correia, M. & Walliman, N. (2012). Defining criteria for intervention in earthen built heritage conservation. In International Journal of Architectural Heritage. London (UK): Taylor & Francis (in press).

Correia, M., Morot-Sir, P., Chabenat, M., Vegas, F., Mileto, C., Mecca, S. & Guérin, G. (2012). Terra Incognita - Earthen Architecture in Europe: A European Project for Earthen Architecture awareness and the creation of a European Network. In XIth International Conference on the Study and Conservation of Earthen Architectural Heritage, Terra 2012. Pontifical Catholic University of Peru (PUCP). Lima, Peru. 22nd – 27th April, 2012. (In press)

Guillaud, H., Achenza, M., Avrami, E., Correia, M., Guerrero Baca, L., & Houben, H. (2012). TERRAEDUCATION 2010: International Seminar: Education For Earthen Architecture. In XIth International Conference on the Study and Conservation of Earthen Architectural Heritage, Terra 2012. Pontifical Catholic University of Peru (PUCP). Lima, Peru. 22nd – 27th April, 2012. (In press)

Pereira da Silva, N. & Correia, M. (2012). Reestructuración del Grado de Arquitectura en el Ámbito de la Adecuación a Bolonia. In Composición Innova - Innovación Y Mejora Educativa en el Área de Composición Arquitectónica (Innovative composition - Innovation and educational improvement in the area of Architecture). Universidad Politécnica de Valencia, Spain. 13th May 2011. (In press)

Correia, M., & Neves, C. (2011). Knowledge Transfer and Networking on Earth Architecture. In Terra 2008 Proceedings: 10th International Conference on the Study and Conservation of Earthen Architecture 1-5 February 2008, Bamako, Mali. Los Angeles: Getty Conservation Institute, pp.372-377.

Kanan, I., Correia, M., & Hurd, J. (2011). The Conservation of Earth Architectural Landscapes – A Preliminary Reflection and Review of Concepts. In Terra 2008 Proceedings: 10th International Conference on the Study and Conservation of Earthen Architecture 1-5 February 2008, Bamako, Mali. Los Angeles: Getty Conservation Institute, pp.74-79.

Correia, M. (2010). Uma Reflexão Sobre o Conceito de Sustentabilidade e de Desenvolvimento Sustentável, no Contexto da Arquitectura de Terra. In 10ºSIACOT, 10º Seminario Iberoamericano de Arquitectura e Construción com Tierra. 8-14 Novembro 2010, Salto, Uruguai. Montevideo: Universidad de la Republica, pp.175-179

Correia, M., Carlos, G., Merten, J., & Correia, R. (2010). Research and Education at Escola Superior Gallaecia. In Guillaud, H. (2010). TerraEducation 2010. Grenoble, France: CRAterre – Ecole Nationale Supérieure d’Architecture de Grenoble, pp.167-175

Correia, M. (2010). A Synopsis Review of Earthen Archaeological Heritage. In Fernandes, M., Correia, M. & Lopes, M. (Eds.) (2010). Terra em Seminário 2010: 6º Seminário Arquitectura de Terra em Portugal e 9º Seminário IberoAmericano de Arquitectura e Construção com Terra. Lisbon, Portugal: Argumentum, pp.29-33.

Carlos, G. & Correia, M. (2009). Military Topographies: earth fortresses between borders. In MEDITERRA 2009: 1st Mediterranean Conference on Earthen Architecture. Monfalcone, Gorizia, Italy: Edicom Edizioni, pp.425-436.

Penido de Rezende, M.A., Rodrigues Fo., R., Teobaldo, I., Hoffmann, M.V., & Correia, M. (2008). Taipa de Pilão Histórica: Roteiro para Reconstituição. In ENTAC 2008 - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Digital Media: ISSN/ISBN: 9788589478274). Fortaleza, Brasil: ANTAC – Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído.

Martins, A.M., & Correia, M. (2007). Arquitectura Militar em Terra no Norte de Portugal. In C. Neves, H. Varum, M. Fernandes, & M. Correia (Eds.), Terra em Seminário 2007: V Seminário Arquitectura de Terra em Portugal. Lisbon, Portugal: Argumentum, pp.36-39.

Correia, M. (2007). Investigação e Difusão Científica de Arquitectura de Terra na ESG/Escola Superior Gallaecia. In C. Neves, H. Varum, M. Fernandes, & M. Correia (Eds.), Terra em Seminário 2007: V Seminário Arquitectura de Terra em Portugal. Lisbon, Portugal: Argumentum, pp.273-276.

Correia, M. (2007). Teoria de la Conservación y su Aplicación al Patrimonio en Tierra [Conservation Theory and its Application to Earthen Heritage]. In APUNTES Vol. 20 Nº- 2, July –December (ISBN 1657-9763). Bogota (Colombia): Pontificia Universidad Javeriana, pp.202-219.

Correia, M. (2006). A Universalidade e Diversidade da Arquitectura de Terra. In M. Correia, & V. Oliveira Jorge (Eds.), TERRA: Forma de Construir. Arquitectura – Antropologia – Arqueologia, 10ª Mesa Redonda de Primavera. FLUP – Universidade do Porto. Lisbon, Portugal: Argumentum and Escola Superior Gallaecia, pp.12-19.

Correia, M., & Fernandes, M. (2006). The Conservation of Earth Architecture: The Contribution of Brandi’s Theory. In Theory and Practice in Conservation – a Tribute to Cesare Brandi. Lisbon, Portugal: LNEC, pp.233-241.

Jorge, F., Correia, M., & Fernandes, M. (2005). Chan-Chan. In M. Correia, M. Fernandes, & F. Jorge (Eds.), Terra em Seminário: Actas do IV Seminário Ibero-Americano de Construção com Terra e III Seminário de Arquitectura de Terra em Portugal. Lisbon, Portugal: Argumentum and Escola Superior Gallaecia, pp.133-137.

Correia, M. (2005). A Habitação Vernácula no Alto Minho, Portugal. In Piedras com Raíces – La revista de nuestra arquitectura vernácula. Nº-10/Verano 2005. Cáceres (Spain): Asociación por la Arquitectura Rural de Extremadura.

Correia, M. (2004). Earthen Construction Techniques in the Portuguese Heritage. In 9th international conference on the Study and Conservation of Earthen Architecture: Terra 2003. Tehran, Iran: Deputy of Presentation and Iranian Cultural Heritage Organization. (in press).

Correia, M. (2004). Estratégias na Conservação do Património em Terra. In Actas do III SIACOT, Seminário Ibero-Americano de Construção com Terra. Tucumán, Argentina: Universidad de Tucumán, pp.333-342.

Correia, M. (2002). Sustainable Economy in Homesteads in the North of Portugal. In B. Juvanec (Ed.), 12th International Conference on Vernacular Architecture. Ljubljana, Slovenia: ALPS ADRIA and University of Ljubljani, Faculty of Architecture, pp.66-67.

Correia, M. (2002). A Habitação Vernácula Rural no Alentejo, Portugal. In Memórias del IV Seminário Iberoamericano sobre Vivienda Rural y Calidad de Vida en los Asentamientos Rurales (Cap.4 - Vivenda Rural, Etnia, Cultuta y Género). Chile: CYTED-Habyted y Universidad del Chile.

Correia, M., & Merten, J. (2000). Restoration of the Casas dos Romeiros Using Traditional Materials and Methods. In Terra 2000: 8th International Conference on the Study and Conservation of Earthen Architecture. London, U.K.: James & James, pp.226-230.

Apresentações de Comunicação:

CORREIA, Mariana; “Earthen Architecture: Scientific Missions in Europe”; Università degli Studi di Cagliari: Sardenha, Itália, Dezembro de 2011

CORREIA, Mariana; “Qanats: Património Iraniano Milenar”; Seminário Património Periférico - Cultura e Território”; Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão: Vila Nova de Famalicão, Novembro de 2011

CORREIA, Mariana; “Earthen Architecture Missions in the North of Europe”; Simpósio Europeu “Building with earth From Cultural Heritage to Contemporary Architecture - Professionals, Know-how and Techniques in Europe; ICOMOS-FRANCE e Ecole D'Avignon: Marselha, França, Maio de 2011

CORREIA, Mariana;“Arquitectura de Tierra y Desarrollo Sustenible; XI SIACOT – Seminário Ibero-Americano de Arquitectura e Construção com Terra e 4º SIIDS - Seminário Internacional de Investigação em Design Sustentável; rede PROTERRA + Universidade Autónoma de Tamaulipas, Faculdade de Arquitectura, Diseño y Urbanismo: Tampico, México, Setembro de 2011

CORREIA, Mariana; “Investigação e Desenvolvimento Tecnológico no Ensino Superior”; Conferência de Ensino Superior; APESP – Associação Portuguesa do Ensino Superior e Politécnico: Loulé, Algarve, Portugal, Março de 2011

Voltar ao topo

Organização de Eventos Científicos (Organization of Scientific Events)

Coordenação geral dos Seminários ATP - Arquitectura de Terra em Portugal:

  • 1º ATP - Lisboa, Portugal
  • 2º ATP - Lisboa, Portugal
  • 3º ATP | 4º SIACOT - Monsaraz, Portugal
  • 4º ATP - Minas Gerais, Brasil
  • 5º ATP - Aveiro, Portugal
  • 6º ATP | 9º SIACOT - Coimbra, Portugal
  • 7º ATP | CIAV 2013 - Vila Nova de Cerveira, Portugal

6º ATP | 9º SIACOT

Seminário de Arquitectura de Terra em Portugal | Seminário Ibero-americano de Arquitectura e Construção com Terra

Parceiros:
Universidade de Coimbra; ESG/ Escola Superior Gallaecia; Fundação Convento de Orada; Associação Centro da Terra; Rede Ibero-Americana PROTERRA

Programa:
Direcção dos seminários ATP

Site:
www.esg.pt/6atp

Resumo:
A ESG/ Escola Superior Gallaecia e a FCO/ Fundação Convento da Orada criaram em 2003, o seminário ATP Arquitectura de Terra em Portugal. 7º ATP e CIAV 2013, do Comité Científico Internacional do ICOMOS de Arquitectura Vernácula irão realizar-se em Vila Nova de Cerveira, em Outubro de 2013.

O seminário pretende fomentar o debate e a transferência do conhecimento com vista ao estímulo e à realização de projectos comuns envolvendo a arqueologia, a arquitectura, a engenharia, a antropologia e outras disciplinas que se reconheçam nesta temática.

Sexto ATP

MEDITERRA 2009

Conferência sobre a Arquitectura de Terra no Mediterrâneo

Parceiros:
DiARCH Facoltà di Architettura-University of Cagliari (Itália); ESG/ Escola Superior Gallaecia (Portugal); CRATerre-ENSAG International Research Center (França); under Unesco Chair-Earth architecture; RAS Regione Autonoma della Sardegna (Itália).

Programa:
Cooperação Europeia www.people.unica.it/mediterra

Resumo:
Conferência sobre Arquitectura de Terra com o objectivo de abordar o estado da arte, analisando investigações recentes na conservação do património e no projecto arquitectónico, com os objectivos de aumentar e consolidar os conhecimentos profissionais e académicos e de desenvolver uma rede internacional de actividades, relacionadas com a construção em Terra, subordinada à região Mediterrânea.

Mediterra

EXPERTS WORKSHOP

Workshop internacional de especialistas em Arquitectura e Património de Terra

Parceiros:
ESG/ Escola Superior Gallaecia (Portugal); CRATerre-ENSAG (França); The Getty Conservation Institute (USA); Facoltà di Architecttura Università di Cagliari (Itália)

Programa:
Cooperação Internacional www.getty.edu/conservation/field_projects/earthen/earthen_component3.html

Workshop internacional de especialistas em Arquitectura e Património de Terra, realizado na Sardenha, Itália. Teve como objectivo geral a elaboração de um plano de acção comum, destinado a formular estratégias para estimular instituições e indivíduos a promover planos de investigação e actividades conjuntas e articuladas entre si. O evento possibilitou a evolução na área da gestão e conservação da Arquitectura de Terra e do seu desenvolvimento sustentável na região Mediterrânea.

Experts Workshop

Voltar ao topo

Redes e Alcance Exterior (Network and Outreach)

  • Chaire UNESCO - Earthen Architecture and Sustainable Development (Cátedra)
  • ISCEAH - International Scientific Committee on Earthen Architectural Heritage (Instituição associada)
  • Rede Proterra - Rede Ibero Americana de Arquitectura e Construção com Terra (Instituição associada)
  • Mediterra - Mediterranean Network (Co-fundadores)
  • European Network on Earthen Building (Co-fundadores)
  • Seminário ATP - Seminário de Arquitectura de Terra em Portugal (Coordenação geral)

REDE PROTERRA

Plataforma digital para a Rede PROTERRA

Parceiros:
Mais de 120 especialistas provenientes da Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela âmbito: Programa Ibero-Americano CYTED

Site:
redproterra.org

Resumo:
Na sequência do programa Ibero-Americano CYTED, o projecto Proterra deu origem à Rede Ibero- Americana PROTERRA, um colectivo internacional e multilateral de cooperação técnica que promove a investigação e desenvolvimento da construção com terra nos sectores produtivos, académicos e sociais dos 17 países envolvidos.

Proterra

Voltar ao topo