João Leite
Docente
joaosilvaleite@esg.pt

Licenciado em Arquitetura de Planeamento Urbano e Territorial pela FAUL | Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (2005). Tem Mestrado em Desenho Urbano pela FAUL (2012), com a dissertação “A Estrada Comercial. Interpretação morfológica de um novo elemento urbano na metrópole de Lisboa”, que foi premiada na IX Bienal Ibero-americana de Arquitectura e Urbanismo, de 2014. É doutorado em Urbanismo na FAUL (2016), com a tese: “Ruas Emergentes. Interpretação morfológica no contexto urbano português”. O seu doutoramento foi desenvolvido devido ao apoio de bolsa individual de doutoramento da FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia e o programa internacional AUSMIP Plus.

Desde 2013, é docente no Departamento de Projeto da FAUL, e participa em vários projetos de investigação, relacionados com a temática da Morfologia Urbana, do grupo de investigação FormaUrbis Lab, nomeadamente: “A Leitura Morfológica da Cidade Portuguesa”, “Beyond urban fragmentation – adaptive spatial policies: infrastructure, landscape and urban management for Lisbon Metropolitan Area after the crisis [Adapt:Polis]”. Publica e apresenta regularmente comunicações, destacando-se a participação na obra: “Os Elementos Urbanos”, publicação coordenada pelo arq. Carlos Dias Coelho e editada pela Argumentum em 2013.

Desenvolve atividade liberal como arquiteto desde 2006, tendo colaborado com o atelier DCTC-arquitetos entre 2005 e 2008.