A ESG/ Escola Superior Gallaecia é uma instituição universitária reconhecida pela exigência, qualidade e rigor na formação dos seus diplomados e pela investigação desenvolvida. É uma das únicas instituições universitárias integradas em contextos não urbanos.
O principal objetivo da ESG é contribuir para a qualidade na formação universitária da região, através do desenvolvimento de cursos de graduação e de pós-formação. Outros objetivos centram-se no apoio às populações, na promoção da investigação científica, na cooperação nacional e internacional e na organização de eventos culturais.

Porquê a ESG?

A ESG destaca-se pelo seu caráter transfronteiriço, devido quer à sua localização privilegiada quer ao facto de parte da sua comunidade académica (estudantes e docentes) ser espanhola. Esta diversidade cultural tem vindo a ser potenciada através da exposição e desenvolvimento dos trabalhos na língua de origem de cada um (Português, Castelhano ou Galego). Outro traço distintivo é a estreita relação entre as capacidades técnicas e artístico/criativas em todos os ciclos de estudo ministrados. Mas, talvez, a sua principal característica diferenciadora seja a aposta no ensino personalizado e de proximidade.

Deste modo a ESG proporciona a integração plena dos seus estudantes no Espaço Europeu do Ensino Superior adaptado a Bolonha, disponibilizando-lhes apoio social e académico na obtenção de Bolsas de Estudo de várias entidades.
A ESG, atenta à realidade, disponibiliza um horário pós-laboral, adequado para alunos trabalhadores-estudantes, condensado à 6ª feira e sábado.
Cria-se assim um conjunto de condições únicas que se traduzem em:

  • cursos com elevados índices de empregabilidade, com professores de extensa experiência prática e académica nas áreas leccionadas;
  • abordagens artísticas tradicionais em conjugação com a utilização de tecnologias mais recentes;
  • espaços experimentais para concretização de projetos individuais e coletivos e espaços para exposição e divulgação de obras dos estudantes;
  • estudos e investigação em arquitetura de terra e património vernáculo, sustentabilidade, urbanismo, arte e design, ecologia e ambiente;
  • cursos de pós-formação, cursos de curta-duração e cursos livres;
  • acesso a mobilidade Erasmus com diversos parceiros;
  • agradável vida académica e social entre toda a comunidade académica e local.